Tendências de educação em 2021 que todo profissional deve conhecer

Tendências de educação em 2021 que todo profissional deve conhecer

A palavra “aprendizado” já era extremamente comum e utilizada no universo da educação, no entanto, com a instauração da pandemia de Covid-19 ela ganhou outros significados. As capacidades de aprender e se adaptar passou a fazer parte de forma intensa do dia a dia de toda a população, nos mais diversos ramos de atuação. E na educação precisaram ser ainda mais potencializadas.

Dentre as principais tendências de educação 2021, o que mais se destaca é o legado de aprendizado sobre tudo que é novo. Por ser um setor tradicional, a educação muitas vezes tende a demorar para se adaptar a novidades, atualizações e tecnologias. 2020, no entanto, não deixou tempo hábil para isso e fez com que essas inovações fossem aceleradamente implementadas.

Assim, foi um ano de muita transformação para a educação brasileira, assim como em todo o mundo, e que deixou marcas históricas que prosseguirão algumas ainda por muito tempo, outras enquanto durar o contágio pelo vírus, e um último grupo que logo se extinguirá para dar origem a algo novo.

Continue acompanhando este artigo e conheça as principais tendências de educação 2021 que você precisa estar por dentro para ter sucesso na sua instituição de ensino!

Ensino híbrido e o conceito de “phygital”

Pode parecer coisa de outro mundo (ou de outro país), mas o conceito de phygital diz respeito à fusão indissociável dos mundos físico e digital nos diferentes âmbitos da vida. No caso da educação, a principal ferramenta utilizada para traduzir esta expressão em realidade é o que conhecemos como ensino híbrido.

É cada vez mais difícil separar esses dois mundos, seja no setor que for. Em relações comerciais, por exemplo, algumas compras começam com buscas no digital e se consolidam em lojas físicas, ou ao contrário, começam com a exploração em vitrines e terminam em uma compra online.

No setor de alimentação antes da pandemia, as pessoas pediam comida pelo aplicativo para retirar na loja física, por exemplo, ou então preferiam conhecer o restaurante presencialmente para depois passar a pedir comida de lá.

Na educação este processo é ainda mais intenso dada a familiaridade dos estudantes com smartphones, tablets e computadores, com os quais convivem durante horas por dia todos os dias. Para que isso não seja visto como um problema, e sim como uma oportunidade, o modelo de ensino híbrido vem se consolidando como uma das principais tendências de educação 2021, a se manterem do que vivemos em 2020.

Ao longo da pandemia escolas de todo o país foram fechadas como medida preventiva da propagação do vírus, no entanto, as aulas não ficaram congeladas. Em algumas situações, foram paralisadas por muito tempo, em outras, foi dado continuidade ao planejamento porém de forma totalmente online. 

Para 2021, uma das tendências de educação é que este formato seja adaptado e mantido, pois agregou muito em agilidade e inserção de tecnologia na rotina dos estudantes. Assim, um modelo de ensino híbrido mescla aulas presenciais com atividades online, ou seja, o mundo físico com o digital, e é um dos mais cotados para ser dominante nos próximos anos, principalmente agregando os aprendizados da pandemia.

Profissionalização do EaD

Ainda na linha de aprendizados legados da pandemia, a profissionalização do EaD se mostra também como uma das principais tendências de educação 2021 a serem mantidas no seu radar. Em alguns casos, o ensino híbrido não será possível de implementação, principalmente já falando em níveis mais superiores de educação, de modo que o EaD será a única alternativa.

Dado o cenário da pandemia, em que calls, reuniões virtuais e aulas online dominaram o dia a dia das pessoas, será preciso investir muito mais para se diferenciar daqui em diante neste ramo. Contar com professores capacitados para ministrar aulas online, estrutura de qualidade e profissionalizada para captação e edição das videoaulas, e atividades dinâmicas e diferenciadas para reter a atenção dos alunos será fundamental.

Um caminho muito recomendável neste sentido é a aproximação com ferramentas digitais próprias para a educação. O Google for Education reúne recursos como compartilhamento e armazenamento de arquivos na nuvem, edição compartilhada de documentos, apresentações de slides e planilhas, agendas digitais e até mesmo telas em branco com post its digitais para construções coletivas em atividades.

Se tiver interesse, entre em contato com nossos especialistas que podemos te ajudar a entender melhor o potencial do Google for Education.

Protagonismo dos estudantes com aprendizagem ativa

Indo ao encontro das outras duas tendências de educação 2021 que citamos neste artigo, a adoção de metodologias de aprendizagem ativa que estimulem os estudantes a assumirem protagonismo em seu processo de aprendizagem também faz parte do que se desenha para o futuro.

E não somente daqui em diante: isso já está acontecendo. Instituições de ensino Brasil afora já vêm implementando metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e as salas de aula invertidas em seu dia a dia e já enxergam resultados positivos em relação a isso.

Originária do conceito de movimento maker, neste tipo de metodologia que se mostra entre as tendências de educação 2021 o grande objetivo é proporcionar aos estudantes experiências diferentes de aprendizagem onde eles mesmos constroem o próprio conhecimento. 

Assim, através de rodas de debate e leitura, e análise crítica de filmes, notícias ou livros, esses alunos desenvolvem capacidade de interpretação e argumentação, com base nas quais poderão se preparar para a vida adulta e o mercado de trabalho que os espera.

O uso de tecnologia também pode contribuir para esta tendência de educação, por isso, se atentar ao que há de novo é fundamental.

A Nuvem Mestra é uma consultoria de transformação digital para educação especializada em ajudar instituições de ensino a atualizarem processos e implementarem tecnologia em seu dia a dia. Continue acompanhando o nosso blog e fique de olho nas novidades tendências de educação, quem sabe não é o momento de começar a pensar em inovação para a sua escola!

Deixe um comentário

Leia também

Gestão Financeira Escolar

Gestão financeira escolar

Quando falamos em gestão escolar é importante compreender o contexto geral em que essa forma de administração se aplica. Para darmos início ao raciocínio, o