Programa de Aluno Tutor Google for Education – Tudo o que você precisa saber

Programa de Aluno Tutor Google for Education – Tudo o que você precisa saber

Aluno Tutor Google

O programa Aluno Tutor Google for Education tem como grande objetivo colocar os estudantes de escolas e universidades na posição de protagonistas de seus próprios processos de aprendizado e fomentar a Cultura Digital das suas instituições.

A plataforma completa que une tecnologia e educação Google for Education permite que os estudantes aprendam sobre as funcionalidades e possam apoiar as instituições de ensino no processo de implementação dessas ferramentas. A fluência digital, segurança na web e educação midiática são vertentes do Programa.

Assim, eles se tornam referência para outros estudantes e para professores e se sentem ainda mais valorizados, recebendo também um certificado de Aluno Tutor Google for Education, que contribui com a sua formação e currículo para a vida profissional, pois é emitido pelo Google.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre o programa, além de conhecer algumas dicas de como implementá-lo na sua instituição.

Como funciona o programa Aluno Tutor Google for Education

O programa Aluno Tutor Google for Education funciona por meio de uma seleção nas escolas e universidades atendidas pela Nuvem Mestra onde determinados estudantes se candidatam a participar para serem multiplicadores do conhecimento na instituição em que estudam.

Assim, eles aprendem sobre os principais recursos e funcionalidades da plataforma do Google for Education e se tornam tutores inclusive de seus próprios professores, atendendo de 3 a 5 por tutor, além dos demais colegas. 

Este grupo receberá individualmente certificados por sua participação, levando em conta que passam por uma capacitação e depois contabilizam as horas de tutoria oferecidas. Os principais pontos repassados aos alunos tutores são:

  • migração de e-mails para o Gmail, o que permite acesso ao Google for Education;
  • criação e compartilhamento de pastas no Google Drive;
  • criação e edição de documentos de texto, apresentação de slides e planilhas também no Google Drive;
  • realização de videochamadas por meio do Google Meet;
  • criação de turmas virtuais para aulas remotas via Google Classroom;
  • criação de convites para eventos no Google Calendar;
  • aplicação de questionários, entrevistas e testes por meio do Google Forms;
  • entendimento básico sobre os principais protocolos de segurança da informação na internet.

O programa é aberto para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, sendo as únicas exigências:

  • ter, no mínimo, 13 anos de idade;
  • cursar aulas online previstas no programa;
  • realizar desafios  sobre o conteúdo apresentado.

Importância e benefícios para as instituições de ensino

A principal vantagem da implementação do programa Aluno Tutor Google for Education na sua instituição de ensino é a visibilidade obtida pelos estudantes e o senso de valorização decorrente disso. Além disso, contar com um colega como tutor gera muito mais engajamento por parte dos estudantes. A fidelização do aluno é uma consequência recorrente entre as instituições que adotam.

Confira o depoimento de alunos tutores do programa com atuação na implementação de atividades em sua instituição de ensino básico ou superior, e com a expertise da parceira credenciada pelo Google for Education Nuvem Mestra! Confira também depoimentos de instituições  que adotaram !

Nascidos já em meio a muita tecnologia, a maior parte desses estudantes de hoje possuem grande familiaridade com esses recursos e conseguem aprender facilmente sobre novidades. Este é também um dos benefícios que a sua instituição pode ter ao investir no programa Aluno Tutor Google for Education.

A plataforma do Google for Education tem como principal mote a colaboração e a construção conjunta do processo de aprendizado, tornando-o mais horizontalizado e menos top-down. Aderir ao programa é uma forma de aplicar essa ideia na prática, promovendo o aprendizado dos tutores via cursos e via dia a dia no exercício da função, tornando todo o processo mais coletivo e protagonizado por eles.

Como implementar o programa em escolas e universidades 

A implementação do programa Aluno Tutor Google for Education em escolas e universidades se dá através da parceria com alguma parceira credenciada do Google. Isso porque é por meio destes profissionais que a sua instituição terá acesso a todo o processo de transformação digital para a migração para uma cultura mais digital, e também aos especialistas que são capacitados para orientar os alunos tutores.

A Nuvem Mestra já ajudou diversas instituições de ensino escolar e superior a implementarem o processo e o programa, e a sua pode ser a próxima! Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas para tirar suas dúvidas, e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

Leia também