Cordeirópolis

Município transforma a educação pública com uso da tecnologia em todas as escolas

Desafio

As escolas de Cordeirópolis tinham uma estrutura padrão com um único laboratório de informática, um professor responsável e equipamentos obsoletos. A gestão do município decidiu mudar esta realidade, levando conectividade a todas as salas de aula, dando aos professores as melhores ferramentas tecnológicas que pudessem transformar o ensino público municipal.

O desafio estava em como envolver o professor neste processo, motivando-o a transformar sua realidade e a de seus alunos.

Solução

Desde 2018, a realidade de Cordeirópolis vem se transformando. Hoje, 100% dos professores da rede pública estão capacitados para o uso de G-Suite for Education e Chromebooks. E a tecnologia é utilizada como complementação pedagógica de suas disciplinas e atividades. O município teve o apoio da Nuvem Mestra, parceiro oficial Google for Education, para transformar as salas de aula da cidade. Desde o princípio, estava muito claro para os gestores do projeto que somente disponibilizar tecnologia e equipamentos nas escolas não era a solução. E assim, foi feita uma avaliação das 13 unidades escolares do município, além da própria Secretaria de Educação e o Centro de Atendimento Psicopedagógico. Desta análise, foi feito um diagnóstico de toda a situação para a construção de um cronograma de trabalho.

Enquanto se investia em infra-estrutura e equipamentos, o processo de capacitação docente também foi iniciado. Os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com alunos passaram pela capacitação básica para entender o projeto e como utilizá-lo em seu trabalho.

Resultados

Os professores reconhecem que o uso da tecnologia permitiu que as aulas ganhassem vida nova. Contribuiu também para a reorganização das informações em um molde novo, mais coerente à realidade atual do processo de ensino-aprendizagem.

A professora Dirce Pereira relata sua experiência: “um impacto satisfatório que a tecnologia trouxe para minha sala de aula foi proporcionar uma reorganização das várias maneiras para se chegar ao conhecimento, com ferramentas digitais sincronizadas aos conteúdos curriculares. Enquanto professora, houve uma nova postura em relação ao saber. Não tem mais sentido utilizar somente lousa, giz, livros didáticos como meios.”

Os recursos tecnológicos também vêm promovendo uma aproximação harmoniosa entre os estudantes. E o ato de ler e escrever tornou-se mais participativo e atraente. “Ao utilizarem a tecnologia em sala de aula, os alunos aprendem com mais facilidade e numa dinâmica em que todos se apropriam das ferramentas digitais, participando ativamente do processo de ensino, além de ser uma forma bem mais prazerosa de aprender”, comenta Sirlei Milhorini, professora da rede pública municipal.

Há um acompanhamento próximo da coordenação do projeto junto às coordenações pedagógicas de cada unidade, que dão suporte ao planejamento semanal dos professores e os apoiam com dicas e sugestões de como podem incorporar os Chromebooks e G Suite for Education em suas aulas.

O professor recebe devolutivas constantes e é sempre estimulado a cada vez mais explorar novas maneiras de usar as ferramentas a seu favor e a favor do aluno.

Detalhes do Projetos

Cliente

Cordeirópolis

Data

16 de novembro de 2020

Categoria

Ensino Público, Escola