Colégio Uirapuru

Em parceria com a Nuvem Mestra, o Colégio Uirapuru transformou o cotidiano de professores e alunos com as ferramentas do G Suite for Education e o uso de Chromebooks.

Perfil da Organização

Na escola formadora, como o Uirapuru, o aluno é instigado a participar, a perguntar, a raciocinar. É estimulado a pensar criativamente, a resolver problemas, conciliando teoria e prática, transpondo conhecimentos entre diferentes áreas, percebendo que valores e conhecimentos andam juntos.

Em 2020, escolas de todo o Brasil se depararam com a necessidade de adotar ferramentas tecnológicas para se adaptar ao ensino remoto e dar continuidade ao aprendizado dos alunos ao longo do período de distanciamento social. Para muitas, o desafio foi grande. Afinal, somente 28% das instituições de Ensino Fundamental e Médio no país utilizavam um ambiente ou plataforma virtual de aprendizagem no ano anterior, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2019, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

No caso do Colégio Uirapuru, de Sorocaba (SP), a continuidade das aulas ocorreu de forma tranquila. A escola utiliza desde 2016 as ferramentas do G Suite for Education, que foram totalmente integradas ao cotidiano dos alunos e professores com o auxílio da equipe da Nuvem Mestra, consultoria estratégica em tecnologia e inovação educacional e parceira do Google Cloud.

“Nós não paramos. A escola fechou em uma quarta-feira, e na quinta os alunos já estavam com Meet, Classroom, tudo rodando”, conta Maura Bolfer, coordenadora geral do Colégio Uirapuru. “Se não estivéssemos no estágio onde estávamos, teríamos que fechar as portas, pensar no que iríamos fazer e preparar todos rapidamente para poder dar conta de alguma coisa.”

Um processo de transformação contínuo

A facilidade de integração entre as próprias ferramentas do G Suite for Education e entre outras ferramentas, como Khan Academy, logo chamou a atenção da equipe. O uso do Classroom passou a ser diário entre os alunos para realizar atividades online. Com o tempo, outras ferramentas foram sendo agregadas, como Formulários, Meet e, mais recentemente, Sites, onde a escola está desenvolvendo o portfólio dos estudantes. Tudo em parceria com a Nuvem Mestra, que segue oferecendo capacitação, orientação e consultoria técnica ao Colégio Uirapuru.

“Quando a gente vai trazer uma novidade ou quando a própria equipe do Uirapuru nos consulta a respeito de uma novidade, um dos questionamentos sempre é se tem integração com as contas Google. Isso contagiou o colégio”, afirma Marciel Rocha, coordenador de Novas Experiências de Aprendizagem da Nuvem Mestra.

As ferramentas não só ampliaram a colaboração, interação, e produtividade entre alunos e professores, como trouxeram possibilidades de personalização por não serem soluções prontas para uso, com um formato engessado.

No caso dos estudantes, é possível acompanhar seu desempenho de forma mais detalhada e documentar as habilidades alcançadas e os pontos a serem trabalhados com cada um. Para isso, os professores utilizam o Formulários para aplicar testes de habilidades específicas junto aos alunos. Depois, inserem estes dados em um painel de acompanhamento no Data Studio, criado com a ajuda da Nuvem Mestra, para ter uma visão do desempenho geral e individual.

Outras áreas da escola também estão aproveitando as ferramentas do G Suite for Education, para atividades como controle de horas do RH, documentação de visitas, registro de retenção de alunos, entre outras. Para a equipe de TI, a solução em nuvem facilitou o gerenciamento dos equipamentos e da infraestrutura, já que não é mais preciso fazer atualizações de software e backups.

Escola tem um Chromebook por aluno a partir do 5º ano

Migrar uma estrutura de cerca de 1.700 alunos e 130 professores para a educação a distância em apenas um dia só foi possível porque a escola tem uma visão da tecnologia totalmente integrada ao processo educacional. Por isso, já estavam preparados e habituados ao uso das ferramentas do G Suite for Education.

A chegada das primeiras ferramentas de tecnologia digital no Colégio Uirapuru aconteceu na década de 1990. Na época, a equipe pedagógica e a direção do colégio foram em busca de formação em educação digital. Professoras que se identificaram com a tecnologia começaram a ter participação mais ativa e atuaram junto à equipe de tecnologia para estruturar os laboratórios de informática e pensar nas possibilidades de projetos que poderiam ser desenvolvidos.

A evolução da tecnologia digital e a ampliação do seu uso no colégio levaram à criação de duas áreas dedicadas a isso: a Coordenação de Tecnologias Educacionais, que busca novos recursos pedagógicos, e a Gerência de TI, que cuida de toda a infraestrutura.

Com essa estrutura, a escola consegue incorporar as sugestões de ferramentas tecnológicas no planejamento do ano letivo, convidar os professores para formações e prepará-los para quem quiser incluir os recursos em suas atividades.
Entretanto, chegou um momento em que a equipe do Colégio Uirapuru percebeu que as diversas ferramentas que estava utilizando não conversavam entre si. “Isso vai dificultando o convívio do professor, porque você tem uma lógica de funcionamento para a ferramenta A, outra para a ferramenta B e outra para a ferramenta C. E a gente buscava alguma coisa que pudesse ter uma integração maior”, diz a coordenadora geral.

A solução foi encontrada em 2016, quando a equipe conheceu o trabalho que a Faculdade de Direito de Sorocaba estava realizando com o G Suite for Education em parceria com a Nuvem Mestra. Foi então que eles decidiram contar com o mesmo parceiro para adotar as ferramentas também, começando por Documentos, Apresentações e Google Classroom.

As formações dos professores sobre o G Suite for Education iniciaram em janeiro, e em fevereiro já estavam utilizando a solução em sala de aula. Além disso, o colégio substituiu os computadores de mesa e notebooks por Chromebooks, usados de maneira compartilhada pelas crianças do 1º ao 4º ano e individualmente pelos estudantes a partir do 5º ano. Os resultados foram percebidos por toda a escola.

A grande parceria entre o Colégio Uirapuru e a Nuvem Mestra promete continuar rendendo novidades. A escola planeja expandir o acompanhamento de desempenho com o uso do Data Studio para todos os anos, já que por enquanto foi implementado somente em turmas do Ensino Fundamental I. O trabalho com avaliação por rubricas deve ser fortalecido com a ajuda das ferramentas Formulários e Classroom. E uma das principais metas é migrar o que ainda restou da rede interna da escola para o Drive.

Detalhes do Projetos

Cliente

Colégio Uirapuru

Data

16 de novembro de 2020

Categoria

Ensino Privado, Escola