Palo Alto High School

Palo Alto High School esther wojcicki Palo Alto High School vale do silicio

A Palo Alto High School fez parte da programação da II Missão Internacional da Nuvem Mestra ao Vale do Silício/USA em maio de 2018. Mais comumente conhecida como “Paly”, é uma escola pública de ensino médio localizada fundada em 1898, uma das mais antigas e tradicionais escolas da região. Fica bem próxima a Universidade de Stanford.

Tivemos uma palestra com Esther Wojcicki, renomada jornalista e professora do MAC – Media Arts Center, da Palo Alto High School. Ela nos relatou como funciona o programa de cursos eletivos para alunos do Ensino Médio, com foco no jornalismo e na comunicação. Os alunos produzem revistas e jornais, o que faz com que eles explorem e adquiram knowhow para desenvolverem suas potencialidades focados em seus interesses e competências.
Esther é autora do livro Moonshots in Education, que relata a experiência dela como professora trabalhando há décadas na famosa sala invertida ou “flipped classroom”. O protagonismo da aula está com o aluno e o professor é um tutor, um “coach” que auxilia o estudante o tempo todo.

Essa publicação obteve muito sucesso em sua versão original, em inglês, e já está traduzida para o espanhol. Até 2019, teremos a tradução para o português e este é um trabalho que a Nuvem Mestra está organizando para que os estudantes e professores brasileiros tenham essa experiência compartilhada e que também procurem buscar essas inovações, melhorando a sua produção em sala de aula. Esther tem sua metodologia inovadora onde valoriza a confiança, a aprendizagem colaborativa, o respeito, a independência e a gentileza. Para ela, o aluno tem que ser capaz de tomar para si o processo de aprendizagem.

O Media Center da Palo Alto High School, tem algumas publicações que já receberam dezenas de prêmios, não só estaduais como nacionais. Um deles é o Campanile que é um jornal de 24 páginas publicadas de 3 em 3 semanas. Os alunos também produzem uma revista chamada Verde, uma publicação realizada 5 vezes ao ano e que já ganhou muitos prêmios. A revista de esportes Viking, é publicada seis vezes por ano e o site que possuem é também extremamente elogiado e reconhecido por profissionais da área de comunicação.

Esthet Wojcicki esteve no Brasil para uma série de palestras e você pode acompanhar essa visita em breve em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *