Google for Education para Ensino Superior: Conheça os Benefícios

Google for Education para Ensino Superior: Conheça os Benefícios

Google for Education para Ensino Superior
Conforme se eleva o nível do ensino, aumenta-se proporcionalmente a complexidade da gestão de processos. Assim, faculdades e universidades estão no que se considera como o topo da necessidade de organização e gestão. Por isso, a opção por utilizar ferramentas como o Google for Education para ensino superior vem sendo tão procurada. A plataforma completa Google Workspace for Education conta com recursos de armazenamento em nuvem de grandes volumes de arquivos, além de ferramentas que possibilitam a colaboração e o compartilhamento de atividades e informações. Continue a leitura deste artigo e saiba quais as vantagens de contar com este tipo de recurso na sua instituição de ensino superior, conhecendo também histórias de faculdades que já implementaram!

Benefícios do Google for Education para ensino superior

Desde espaço de armazenamento, até colaboratividade na construção de discursos entre os estudantes, o Google for Education para ensino superior reúne uma série de benefícios. Seja para a instituição, seja para os alunos ou até para os próprios professores, você confere a seguir um pouco mais sobre essas possibilidades.

No nível da gestão

Instituições de ensino superior, na grande maioria dos casos, operam através de uma estrutura de campi em diferentes localizações. Isso, claro, pensando em um contexto pré-pandêmico onde havia aulas majoritariamente presenciais. Assim, comportar estudantes de dezenas de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado etc. não era possível em um único prédio, por exemplo. Esse cenário reflete uma realidade desafiadora para a gestão das instituições, uma vez que é preciso, mesmo que em ambientes diferentes, contar com a centralização de algumas informações. Com o Google for Education para ensino superior é possível criar diretórios que ficam salvos na nuvem e podem ser acessados por qualquer integrante da equipe administrativa ou docente, a qualquer momento. A infraestrutura proporcionada pelas soluções do Google permite, ainda, que seja mantido o funcionamento dos processos dentro do ensino superior. Através dos recursos da plataforma, o trabalho das equipes de TI é altamente facilitado, e pode ser totalmente integrado ao dia a dia de pesquisadores, professores e estudantes que constantemente inserem novos dados nesse sistema. Sob o ponto de vista da segurança da infraestrutura, os administradores de TI podem configurar e gerenciar políticas de acesso personalizadas de acordo com a necessidade e diretrizes da instituição. Assim, diferentes ambientes dentro do Google for Education podem ser liberados para diferentes grupos de pessoas, por exemplo. Outra vantagem disso é que os administradores de TI podem realizar as configurações de acessibilidade de forma remota e rápida. Assim, o número de chamados abertos no suporte é drasticamente reduzido e os usuários conseguem ter acesso rápido a tudo que precisam para suas atividades. A configuração de login através do e-mail Gmail é também um grande facilitador neste sentido, não havendo a necessidade de a equipe de TI criar usuário e senha para cada pessoa cadastrada. Ao adotar recursos avançados do Google for Education os gestores a administradores podem ainda ter acesso a relatórios técnicos sobre o uso da plataforma conforme os períodos de análise desejados. Com isso, é possível identificar níveis de engajamento dos estudantes, e também metrificar os resultados que a ferramenta está trazendo.

No dia a dia da sala de aula

Quando analisamos o aproveitamento do Google for Education para ensino superior no âmbito da sala de aula, tornam-se ainda mais evidentes os benefícios das ferramentas.  O armazenamento de arquivos em nuvem já mencionado se aplica também para que os estudantes salvem seus trabalhos, artigos, provas e outros materiais digitais de estudos. A plataforma, que tem propósito especificamente educacional, permite acesso somente através de e-mail e senha cadastrados para cada estudante ou professor, seguindo as políticas de privacidade determinadas, de modo que todo o armazenamento esteja seguro. Com o Google for Education para ensino superior a comunicação como um todo fica facilitada. Isso pode se dar através do Gmail, Google Meet para chamadas de vídeo ou Google Chat para conversas instantâneas, ou também pelo recurso de comentários com marcações de outros usuários e chat interno em documentos de texto (Google Docs), apresentação de slides (Google Slides) ou planilhas (Google Sheets). Conheça mais sobre cada um destes recursos no eBook que preparamos com tudo sobre o Google for Education! Dados todos esses benefícios, fica fácil de entender que, com o Google for Education para ensino superior, a sua instituição ganha em eficiência, produtividade, atração e retenção de alunos e professores. Veja como isso funcionou em alguns casos que já acompanhamos com implementação da solução em instituições de ensino superior.

Como a Nuvem Mestra, da Inicie Educação, ajuda instituições de ensino superior

Como mencionado, vamos apresentar aqui algumas histórias de como, através da nossa consultoria especializada para transformação digital na educação, auxiliamos algumas instituições com a implementação do Google for Education para ensino superior. O primeiro caso que queremos compartilhar é o da Unifeob, que conta hoje com 100% dos professores capacitados e todos os alunos já utilizando o Google Workspace for Education e os Chromebooks em suas jornadas acadêmicas.  Para acompanhar e avaliar melhor o desempenho individual dos alunos e maximizar a produtividade em sala de aula, a Unifeob contou com os recursos do Google for Education para ensino superior e conseguiu integrar a tecnologia como catalisadora de todo este processo, conquistando os resultados desejados. Um segundo caso que trazemos como exemplo é o da Unipar, uma das primeiras instituições de ensino superior a aderir a processos como os promovidos pelo Google for Education.  A necessidade identificada por eles foi a de contar com uma plataforma colaborativa que proporcionasse um acesso melhor para cursos semipresenciais. Assim, com o apoio da Nuvem Mestra, da Inicie Educação, e com a implementação do Google for Education para ensino superior, a instituição conseguiu proporcionar acesso aos conteúdos dos cursos através de qualquer dispositivo, otimizando o tempo dos alunos e também dos professores. O último exemplo de hoje tem relação com um outro projeto desenvolvido pelo Google for Education e que pode ser aplicado no ensino superior: Programa Aluno Tutor. Através desta modalidade, estudantes são selecionados e capacitados para se tornarem multiplicadores dos ensinamentos do Google Workspace for Education para outros alunos. Neste caso, um grupo de estudantes das Faculdades Integradas São Judas Tadeu se tornou protagonista do processo de ensino na sala de aula ao apresentar para os alunos um pouco mais sobre o uso da tecnologia. Assim, além de reforçarem sua posição enquanto especialistas nas soluções do Google, esses estudantes conseguiram ter uma experiência quase que de professor ali em frente aos outros alunos, proporcionando um momento de construção colaborativa e aprendizado. O Google for Education tem muito a contribuir com instituições de ensino superior, nos mais diversos aspectos. Se você identificou essa necessidade, converse com nossos especialistas e entenda como iniciar essa implementação. Além disso, continue acompanhando o nosso blog e fique de olho nas novidades da Inicie Educação!

Deixe um comentário

Leia também

Gestão Financeira Escolar

Gestão financeira escolar

Quando falamos em gestão escolar é importante compreender o contexto geral em que essa forma de administração se aplica. Para darmos início ao raciocínio, o