Gestão escolar: os principais fundamentos e boas práticas

Gestão escolar: os principais fundamentos e boas práticas

Gestão escolar é uma forma de administrar instituições de ensino que integra processos administrativos e burocráticos com a articulação de boas práticas relacionadas a pessoas.  A ideia é pensar na escola como uma empresa que ela é, e portanto, construída por pessoas. Pensar na motivação dessa equipe, ações que possam integrar e contribuir para isso, e consequentemente desenvolver novas competências é parte das estratégias de gestão escolar. Assim, o grande diferencial desta da gestão escolar é promover uma maior organização da instituição sob um olhar holístico e voltado a resultados que leva em consideração que a escola deve ser muito mais do que a sua própria administração. Por se tratar de uma instituição de ensino, o objetivo primordial  da gestão escolar é melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, agregando positivamente para a melhoria da educação como um todo. Neste artigo você vai saber tudo sobre este conjunto de estratégias que envolve todas as áreas da instituição escolar, além de conferir dicas de como implementar na sua escola. Acompanhe!

Os pilares da gestão escolar

Para começarmos a falar sobre gestão escolar e como aplicar na sua instituição é fundamental passarmos primeiro pelos aspectos que sustentam essa estratégia. A gestão escolar se embasa em seis pilares interdependentes, mas que quando combinados promovem uma sintonia essencial para o funcionamento da estratégia como um todo. A ideia por trás dos pilares da gestão escolar é proporcionar para a instituição uma maior autonomia entre suas áreas administrativa, financeira e pedagógica, além de determinar processos de forma a otimizar o tempo de todos.  Sendo assim, compreende-se a gestão escolar como um processo multidisciplinar, que envolve desde o diretor, passando pelo corpo docente até a comunidade escolar como um todo, cada um contribuindo no momento que lhe compete. Vamos, então, aos pilares.

1. Gestão Pedagógica

A gestão escolar pedagógica é a área que cuida diretamente da atividade fim da escola, que é o setor educacional. Fica sobre o guarda-chuva deste planejamento a organização do sistema de educação em si, gerenciamento de recursos humanos ligados à educação e elaboração de projetos pedagógicos. A gestão pedagógica tem como responsabilidade também cuidar da melhoria das práticas educacionais, pensando em projetos e novas didáticas e maneiras de levar educação aos estudantes.

2. Gestão Administrativa

Aqui fica toda a gestão dos recursos físicos e financeiros, além dos bens materiais da instituição de ensino. Este é um aspecto fundamental, que é zelar pelo bom uso do patrimônio já adquirido e disponibilizado aos professores e estudantes, e também pensar em oferecer uma estrutura de cada vez mais qualidade. Este cuidado tem relação também com a prática pedagógica, pois é com base nos recursos disponíveis que os professores podem ministrar suas aulas. Assim, quanto mais alinhada aos objetivos da escola e necessidades dos professores e alunos, melhor aplicada será a gestão escolar administrativa.

3. Gestão Financeira

Nesta seção da gestão escolar ficam os cuidados com a parte financeira da instituição. Desde contas a pagar e a receber, passando pela organização e priorização de investimentos, até a distribuição do orçamento para os diferentes setores da escola.  No mundo em que vivemos, isso é o que faz a roda girar, portanto a gestão financeira precisa ser precisa e acurada em suas tomadas de decisão. Monitorar entradas e saídas, manter a inadimplência sob controle e oferecer retorno sobre os gastos realizados são tarefas essenciais nesta etapa do processo.

4. Gestão de Pessoas

Como mencionado no início deste artigo, as pessoas são a força motriz por trás de toda e qualquer instituição. No caso das escolas não é diferente. A gestão escolar tem como um dos grandes objetivos fomentar o investimento cada vez maior na área de pessoas, por isso a gestão de pessoas é um pilar essencial. A diretoria e equipe responsável pela gestão escolar deve direcionar olhares muito cuidadosos para os profissionais que compõem o quadro da instituição. Professores motivados e engajados com o propósito e a metodologia da instituição tendem a dar aulas melhores e promover interações mais ricas com os estudantes, pais e demais membros da comunidade escolar. Dedicar-se à criação de um ambiente que estimule a contribuição de todos com os projetos pode ser um caminho importante para iniciar.

5. Gestão da Comunicação

Para promover uma gestão escolar de qualidade é fundamental saber comunicar-se. Por isso a gestão da comunicação é um pilar essencial, para o qual é recomendável que haja, no mínimo, um profissional da área de comunicação envolvido e encarregado das ações. Pensar comunicação é complexo, envolve diferentes fatores e não é a atividade fim das instituições de ensino. Por isso, cogitar envolver um profissional ou uma equipe especializada pode ser um ótimo caminho para reforçar as práticas. A comunicação envolve contato com toda a comunidade e deve ser feita de forma clara e objetiva. Cabe à gestão da comunicação direcionar os cuidados a este processo.

6. Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos

Por último nessa lista temos a gestão escolar do tempo e eficiência dos processos, que é responsável por garantir que todas as atividades promovidas pelas demais áreas ocorram sem impeditivos e com o mínimo possível de imprevistos. Assim, é atribuição da equipe que cuida da gestão do tempo analisar todos os processos existentes na instituição e entender quais podem ser mais ágeis, menos burocráticos e mais otimizados. Isso gera ganhos para a escola como um todo e está totalmente de acordo com o que a gestão escolar busca fazer.

Primeiro passo: mudança de cultura

Agora que já conhecemos a gestão escolar e seus principais pilares, você pode estar se perguntando: e como eu faço para implementar tudo isso na minha escola? Bom, o primeiro passo — e um dos mais significativos — é a mudança de cultura da instituição. No caso de estratégias como a transformação digital, você já deve ter ouvido falar sobre a necessidade de transformar antes a cultura interna da instituição de ensino, certo? Pois, apesar de não se tratar do mesmo assunto, quando falamos em gestão escolar essa mudança também é fundamental. Isso porque a forma tradicional de gerenciar instituições de ensino passa mais pelo conceito de administração do que de gestão. Isso muda muita coisa a partir do momento que se compreende a gestão como um processo inovador, e para inovar, a mentalidade dos gestores da sua instituição de ensino precisa estar aberta às novidades. A gestão escolar tem como norte proporcionar uma otimização e aumento da eficácia dos processos internos da instituição. Como muitas escolas são antigas ou gerenciadas por profissionais que iniciaram sua atuação em tempos onde não havia tanto essa abertura e os processos eram mais rígidos, se faz necessário pensar na mudança de cultura. Para implementar as estratégias e conceitos da gestão escolar é preciso que toda a equipe da escola esteja engajada, uma vez que todas as ações se dão de forma horizontal e colaborativa. Os professores precisam estar alinhados com a diretoria para aplicar o modelo desenhado em conjunto e levar essa gestão para a sala de aula, refletindo diretamente nos resultados do ensino. Por isso, esteja preparado para uma transformação de cultura na sua escola caso a gestão escolar seja um conceito que faz sentido para o seu momento! Com este processo feito, será necessário designar um líder principal que ficará à frente das ações de gestão escolar e determinar os objetivos da instituição aliados a esse processo. As ações serão coordenadas e divididas em diferentes equipes, e poderão contar com o apoio de consultorias especializadas se for necessário, porém é muito importante que exista uma pessoa como ponto focal e central. Você já conhecia ou já trabalhava na sua instituição com o conceito de gestão escolar? Quer saber como transformar a cultura interna para implementar esse tipo de processo? Então continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este, e entre em contato com a Nuvem Mestra!

Deixe um comentário

Leia também

Nuvem Mestra agora é Inicie Educação

Nuvem Mestra agora é Inicie Educação   Você já conhece a qualidade, reputação e referência da Nuvem Mestra no mercado enquanto consultoria estratégica em projetos

saula de aula invertida

Tudo sobre Sala de Aula Invertida

A implementação de metodologias inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem escolar não começou a acontecer somente em função da pandemia, como muitos pensam. Conceitos