Dicas de acessibilidade para comemorar 10 anos dos Chromebooks

Dicas de acessibilidade para comemorar 10 anos dos Chromebooks

10 dicas de acessibilidade para comemorar 10 anos dos Chromebooks

Este texto foi escrito por Doug Alvoroçado

  A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis a todos, todos mesmo. Incluindo pessoas com deficiência e necessidades especiais para acesso a essas!  Você já sabe o que é o Chromebook e a nossa paixão por este dispositivo que está completando 10 anos de produtividade e muita competência. São dispositivos rápidos e simples para a sala de aula, mas será que são uma boa opção para alunos com necessidades especiais? Quais opções de acessibilidade estão disponíveis em um Chromebook? A equipe de acessibilidade do Google fez melhorias significativas nos recursos de acessibilidade para Chromebooks. Eu, que sou um especialista em educação especial e tecnologia acessível e assistiva, já enfrentei alguns desafios de adaptação e adequação. Posso te garantir que ter um dispositivo como este ajuda muito.  E para comemorar os 10 anos, que tal 10 dicas de acessibilidade nos Chromebooks? Embora esses recursos tenham sido criados para indivíduos com deficiências, síndromes, transtornos, dificuldade e necessidades bem específicas, eles têm algumas funcionalidades que podem beneficiar a todos! Muitos destes recursos são incrivelmente úteis no dia a dia. Vamos começar!  
  • Como habilitar  e desabilitar os recursos de acessibilidade em um Chromebook

Os recursos de acessibilidade estão desativados por padrão em um Chromebook. A primeira coisa que você vai querer fazer é ligá-los para que possam ser facilmente acessados ​​por meio do menu principal.  Clique no canto superior direito do navegador Chrome e selecione "Configurações". Na página de configurações, pesquise por “acessibilidade”. Procure a opção que diz “Sempre mostrar opções de acessibilidade no menu do sistema” e ligue a chave. É pronto! Os recursos de acessibilidade agora são facilmente acessíveis no menu do sistema no canto inferior direito do seu Chromebook. Você pode ativar e desativar facilmente os recursos de acessibilidade por meio do menu do sistema. Isso é importante porque alguns recursos de acessibilidade precisam estar sempre à mão, e outros são mais trabalhosos de serem ativados e desativados o tempo todo. Para desativar, vá no mesmo local e desligue aquele botão.  
  • Desativar as configurações de acessibilidade na tela de login

Essa dica é para você que administra o perfil do Google Admin dos Chromebooks da sua instituição. Os recursos de acessibilidade do Chromebook são  “fixos no dispositivo”  por padrão. Em um ambiente escolar onde os Chromebooks são compartilhados por muitos alunos diferentes, você deseja que as configurações de acessibilidade sejam conectadas a uma conta de aluno, não ao dispositivo. Alguns alunos mais espertinhos podem achar divertido ativar as configurações de acessibilidade como o ChromeVox antes de sair do dispositivo. O próximo aluno que fizer login no Chromebook fica surpreso quando o Chromebook começa a falar com ele.  Para evitar essa situação frustrante, recomendo que os administradores marquem uma caixa importante dentro do console do Google Admin: “Desative a configuração de acessibilidade na tela de login ao sair”. Marcar esta caixa desativará qualquer acessibilidade ativada quando o 
  • ChromeVox 

O ChromeVox é um leitor de tela que dá o feedback falado. Muito usado e pensado para usuários cegos pois isso lhes permite navegar na web por meio de comandos verbais. Quando ativado, o ChromeVox coloca uma caixa laranja ao redor dos objetos selecionados e lê o texto na tela.  
  • Select-to-Speak (selecione para falar)

Selecione para falar é um leitor de Chromebook que pode ler a maioria dos textos na tela! Primeiro, você precisará ativar o recurso Selecionar para falar no menu do sistema de acessibilidade em seu Chromebook. Uma vez ativado, você verá um novo ícone aparecer na estante (a barra preta na parte inferior do seu Chromebook). Você pode ativar a seleção para falar de duas maneiras:
  1. Pressione o ícone do alto-falante na barra inferior do Chrome e arraste para selecionar o texto que deseja ler.
  2. Destaque algum texto na tela e pressione procurar  (o botão da lupa) + s
Selecione para falar funciona no documentos Google, nas Apresentações e até em arquivos pdf. Funciona muito bem em formulários até no modo bloqueado, que também chamamos de modo quiosque.  
  1. Ditado

O recurso ditado (digitação por voz do Chromebook) é a mais nova adição à linha de acessibilidade,  e é incrível! Este recurso agora está disponível em todos os Chromebooks! A digitação por voz é excelente para alunos que digitam devagar, soletram mal ou precisam de ajuda extra para colocar seus pensamentos “no papel”. Até para pessoas que às vezes tem preguiça de digitar, como eu!! Primeiro, você precisa se certificar de que o ditado está ativado no menu de acessibilidade do Chromebook. Após fazer isso, você verá um ícone de microfone aparecer na barra inferior, ao lado do ícone de selecionar para falar, se este tiver acionado também. Você pode ativar a digitação por voz usando o atalho de teclado Pesquisar + d Clique nele para ativar a digitação por voz do Google em seu Chromebook! (digitei esta frase usando esta função no meu Chromebook) O recurso de ditado funcionará em qualquer campo de texto, incluindo Google Docs, Slides, Desenho, etc.  
  1. Modo de alto contraste

O modo de alto contraste é uma acessibilidade do Chromebook para usuários com deficiência visual. Alguns alunos que são sensíveis a luzes brilhantes também podem se beneficiar com a ativação do modo de alto contraste. Este recurso também ajuda as pessoas que tenham fadiga ocular ou fotofobia em alguns níveis. Você também pode ativar o alto contraste usando o atalho de teclado Pesquisar + ctrl + h  
  1. Lupa de tela inteira

Esse é outro recurso para usuários com deficiência visual, mas também é um recurso que confio todos os dias! A lupa de tela inteira é normalmente usada para aumentar uma parte da tela para facilitar a leitura, ajudando os alunos que se distraem facilmente a se concentrarem em uma tarefa específica. Esse é um recurso maravilhoso que já usei enquanto apresentava uma palestra ou aula. Ele também pode ser usado para os que desejam enfatizar um elemento do navegador Chrome durante uma demonstração ao vivo.   Ative o ampliador de tela inteira no menu de acessibilidade. Quando você fizer isso, sua tela aumentará um pouco o zoom. Pressione e segure ctrl + alt enquanto "desliza" com dois dedos no trackpad, ou role a rodinha presente em alguns mouses. Isso aumentará ou diminuirá a tela com base na direção de rolagem. Para diminuir o zoom da tela de um Chromebook, segure a tecla ctrl + alt e "deslize" para baixo com os dedos ou desative o zoom da tela no menu de acessibilidade do Chromebook.  
  1. Lupa na parte superior da tela

A lupa encaixada é uma variação da lupa em tela cheia. Quando ativado, a parte de cima da tela mostra uma parte altamente ampliada dos 2/3 inferiores da tela. Para  diminuir o zoom da tela do Chromebook , clique em acessibilidade e desmarque a lupa encaixada. A lupa ancorada na parte superior da tela também pode ser útil para projetos de design gráfico se você precisar alinhar objetos com precisão ou olhar para algo até o pixel mais próximo. Se você visitar as configurações de acessibilidade, poderá ajustar a ampliação do zoom de 4x-20x. Você pode ativar a lupa encaixada usando o atalho de teclado ctrl + procurar + d  
  1. Cliques automáticos

Quando este recurso está habilitado, círculos azuis e verdes aparecerão ao redor do mouse. Quando o círculo verde é concluído, um clique é ativado. Esse recurso é útil para pessoas que não conseguem usar as duas mãos ou para alunos que têm dificuldade para clicar com eficácia.  
  1. Teclado na tela

Pode ser uma surpresa que o Chromebook, um dispositivo que possui um teclado físico, também tenha um teclado na tela. Esta é a mesma experiência que você tem em seu telefone ou tablet. O teclado na tela é frequentemente usado por pessoas que usam software de rastreamento ocular para navegar em seu dispositivo. Ele também é ativado se você tiver um Chromebook que pode ser convertido em um tablet. À primeira vista, o teclado na tela é bastante normal. Mas se você der uma olhada mais de perto, existem alguns recursos muito interessantes que você não pode encontrar em nenhum outro lugar! Desenhar para digitar - clique na linha irregular do teclado e você poderá desenhar para digitar! Esta pode ser uma maneira incrível de ajudar os alunos do ensino fundamental a praticar suas habilidades de escrita! Teclado emoji - assim como seu telefone, o teclado na tela do Chromebook oferece acesso a centenas de caracteres emoji! Ditado - O recurso de fala para texto está embutido no teclado da tela, tornando mais fácil escrever, digitar ou falar seu conteúdo na tela. Mini teclado - isso é realmente muito útil. Você pode “saltar” o teclado na tela em uma mini tela que flutua em cima de suas outras janelas. Isso é conveniente se você só precisar do teclado para emoji ou símbolos matemáticos especiais. Para ocultar o teclado na tela, você precisará desativá-lo no menu de acessibilidade do seu Chromebook.   Já foram as 10 dicas de acessibilidade nos Chromebooks. Com essas dicas você pode melhorar a sua experiência com o dispositivo e até ampliar o espectro de aprendizagem para que mais pessoas possam usar e abusar dele. E eu nem falei dos recursos  de acessibilidade do ponteiro do mouse, ou das configurações de áudio.   Bem, isso é papo para um outro dia ou para um outro encontro com a nossa equipe. Um grande abraço e tchau!  

Deixe um comentário

Leia também

Gestão Financeira Escolar

Gestão financeira escolar

Quando falamos em gestão escolar é importante compreender o contexto geral em que essa forma de administração se aplica. Para darmos início ao raciocínio, o