Conheça os principais anúncios no Learning with Google

Conheça os principais anúncios no Learning with Google

Ao anunciar a nova geração do Google for Education, que agora chama-se Google Workspace for Education, o Google aprofundou também nos novos recursos da área de educação da Big Tech. Com o lema de que o aprendizado está por trás de tudo que o Google desenvolve, a empresa promove anualmente o evento Learning with Google. Dentre os principais lançamentos da edição de 2021 do Learning with Google, estão mais de 50 novos recursos para educação que buscam proporcionar aos usuários “experiências incríveis de aprendizagem” através dos diferentes produtos da companhia.  Com o aumento da demanda por tecnologia para educação durante a pandemia, o Google se viu diante da necessidade de atualizar e lançar novos recursos de forma mais acelerada do que faria fora deste contexto. Para conhecer um pouco mais sobre as principais novidades lançadas no último Learning with Google, continue acompanhando este artigo!

O que é o Learning with Google

Parte fundamental da estrutura focada em aprendizado do Google, o evento Learning with Google acontece anualmente e tem como objetivo promover e dar visibilidade a diferentes ações e projetos focados em tecnologia e melhorias para a educação.] No evento, são compartilhadas histórias inspiradoras de educadores de todo o mundo e do uso que estão fazendo das ferramentas do Google Workspace for Education. Esses profissionais compartilham que tipo de projetos desenvolvem, quais recursos utilizam e, principalmente, que resultados têm com isso nas turmas e no desempenho dos estudantes. O evento é transmitido ao vivo para todos os lugares do mundo através do YouTube, e nele estão reunidos educadores e gestores de educação de renome em todos os cantos do globo. Além das histórias, o próprio Google também oferece espaço aos seus especialistas e anuncia as novidades da plataforma que serão implementadas nas próximas semanas e meses. Confira a seguir quais foram as principais novidades deste ano.

Lançamentos do Learning with Google 2021

Antes de apresentarmos as principais novidades trazidas no Learning with Google, é importante destacar que todas as implementações e inovações se dão em um contexto de três principais compromissos da empresa e que são tratados como objetivos macro, que são: 
  • ajudar gestores a levar inovação para as escolas e universidades;
  • criar tecnologias para apoiar os educadores;
  • ofertar a todos os alunos as ferramentas e habilidades necessárias.
Com base nisso, vamos às novidades dentro de cada um desses campos.

Inovação no ensino

Dentro desta categoria e objetivo, foram anunciadas no Learning with Google 2021 alguns recursos e funcionalidades que transmitam a sensação de segurança e confiança aos gestores no que diz respeito ao investimento nas soluções Google. Sendo assim, são destaques em termos de inovação para este compromisso:
  • mais alternativas e controle aos gestores de instituições de ensino;
  • Google Sala de Aula com novas ferramentas que permitem análise avançada de dados;
  • Google Meet com maior visibilidade e controle para educadores;
  • lançamento de mais de 40 novos modelos de Chromebooks e 500 políticas de administração;
  • suporte para instituições ainda em passos iniciais da transformação digital.

Apoio aos educadores

Nesta vertente, a principal missão do Google é disponibilizar soluções simples e úteis para facilitar e agregar ao dia a dia dos educadores dentro das instituições de ensino. Seja no modelo remoto, híbrido ou presencial, ofertar recursos práticos é o grande objetivo. Confira o que muda de acordo com os novos anúncios no Learning with Google:
  • aditivos a serem lançados em 2021 trazem maior possibilidade de integração de ferramentas e conteúdos da internet com o Google Sala de Aula, além do maior rastreamento da participação dos alunos e compreensão sobre sua interação com a aula;
  • no Google Meet, os lançamentos pretendem agregar ao dia a dia dos educadores através do fornecimento de maior controle sobre quem pode ou não acessar os encontros virtuais;
  • o sistema operacional do Chrome contará ainda com a opção de gravação de tela para registro das aulas, reuniões e demais encontros que determinados estudantes não consigam acompanhar de forma síncrona.

Apoio aos estudantes

Já no que diz respeito ao compromisso de oferecer as melhores ferramentas para o desenvolvimento dos estudantes, os principais anúncios feitos no Learning with Google têm como foco a inclusão e acessibilidade. Confira:
  • funcionalidades para subir fotos de atividades feitas em papel, para integrar aqueles que não possuem acesso às ferramentas digitais;
  • disponibilização de acesso offline ao Google Sala de Aula para eliminar a obrigatoriedade de estar conectado à internet 100% do tempo das atividades;
  • lançamento de emojis no Google Meet para proporcionar interações mais lúdicas e que não atrapalhem o andamento das aulas e encontros;
  • adição de cursores coloridos nos Chromebooks e acesso através de Switch.
Quer saber mais sobre essas novidades do universo da educação e sobre como elas podem impactar positivamente na sua instituição de ensino? Então continue acompanhando nosso blog e entre em contato para esclarecer quaisquer dúvidas!

Deixe um comentário

Leia também