Chromebook na educação: o olhar de um educador

Chromebook na educação: o olhar de um educador

Alunos usando Chromebook

Escrito por: Doug Alvoroçado

Parte do meu trabalho inclui viajar bastante, visitando várias cidades. Sair de casa demanda organizar a bagagem e elencar itens relevantes e necessários para se usar na rua sem lotar a bolsa. Sempre fico em dúvida entre quais itens levar, mas um deles é peça indispensável: O meu Chromebook. Sou fã incondicional deste dispositivo e consigo te explicar o porquê!

Para simplificar: os Chromebooks, uma ideia do Google, são laptops que executam apenas o navegador Chrome. Eu uso pra praticamente tudo: de fazer o imposto de renda, trabalhar dando formações online e ver um filme no streaming. E a lista de vantagens não para aqui. Estamos falando de uma ferramenta útil, segura e pronta para um usuário nível hard como eu.

Reclamadores reclamaram que os Chromebooks tem menos “poder de fogo” que uma máquina rodando outros sistemas operacionais nas versões desktop ou mobile. Porém a interface simples e direta permite aprender a trabalhar com ele em muito pouco tempo.

O Chrome OS, sistema operacional do mesmo, é atualizado automaticamente em segundo plano, sem incomodar o usuário. O Google lança atualizações de segurança assim que estão prontas e as aplica silenciosamente quando um Chromebook é inicializado.  O sistema não permite a instalação de software e você pode ficar preocupado com isso num primeiro momento. (Não é possível instalar o Skype. Não insista! Mas não se preocupe. Você não vai precisar dele!). Porém isso também te protege de um anexo de e-mail com vírus. Anúncios maliciosos em Flash em uma página da web podem infectar outros sistemas operacionais. Já os Chromebooks são imunes, embora o Flash seja compatível. 

A inicialização de 30 segundos, ou um pouco mais, é rápida o suficiente pra te deixar feliz. O desligamento rápido também causa uma ótima surpresa. Quando você inicia um Chromebook o sistema operacional é comparado à versão atual verificada pelo Google e qualquer diferença encontrada promove a substituição do mesmo por uma versão limpa e atualizada. E mesmo que você faça um Powerwash (reiniciar o dispositivo formatando para as configurações de fábrica), não precisa reinstalar programas e aplicativos porque o Google faz isso por você. O usuário faz login em um dispositivo com sua conta do Google e todos os programas e aplicativos sincronizados são baixados e atualizados. Já com acesso a sua conta logada.

Fazer os trabalhos do dia-a-dia, como atender uma videochamada, redigir um texto ou apresentar os gráficos consolidados de uma planilha são atividades simples neste dispositivo. 

Um computador offline é mais seguro que um online. Sabemos disso! Mas online ou offline é possível trabalhar tranquilamente. Confesso que online é o natural dele e nisto ele dá um show! Navegar na internet é o motivo pelo qual ele foi desenvolvido. Ser online e seguro! Pois navegar nos mares da web tem seus perigos. A boa notícia é que existe uma defesa simples contra aplicativos da web maliciosos: o modo visitante . Os usuários do Chromebook normalmente fazem logon com um endereço de e-mail e senha do Gmail. Mas você também pode logar como um usuário "visitante" sem fornecer nenhum endereço de e-mail ou senha. Basta clicar em "Navegar como visitante" e pronto. Todos os visitantes no navegador em uma versão limpa de apps, e estes não podem ser instalados nesta versão. nem favoritar páginas. 

E Você não apenas fica mais seguro apenas ao entrar, como também ao sair, porque o Chrome OS apaga todos os rastros de sua atividade . Não apenas o histórico normal do navegador e os cookies, ele também remove todos os arquivos que foram baixados. Prático, não é?

E se um dia você tiver de perder um dispositivo, que seja um Chromebook. Pois ele criptografa seus arquivos e nem com a remoção do HD eles serão acessados. 

Além de seguros posso atestar pessoalmente que os Chromebooks são divertidos de usar. Não é a toa que tenho 3 na minha casa e são meus computadores principais. meu e da minha família. E com entradas HDMI e USB ele se conecta à qualquer dispositivo pra finalidade que você assim quiser.

Usabilidade e segurança são marcas do Chromebook. Imagine toda esta segurança e poder aliados a educação, somados a resistência de um dispositivo feito para durar e aguentar os trancos. E a lista ainda não parou: Leves (por isso minha opção de levá-los a viagens) e econômicos (carregam rápido, dura 10 horas de uso tranquilamente, e são mais baratos que toda a concorrência). E a excelente vantagem para a educação é que um abrir e fechar transforma-o em uma máquina totalmente nova, livre dos dados do usuário anterior, protegendo-os (a não ser que você divulgue seu e-mail e senha!). E podem ser rastreados, monitorados e até envolvidos em seguranças maiores. Não se preocupe com o que o aluno pode achar na internet. Com a configuração correta a navegação é segura. Ideal também para famílias! 

Minha opção é ter e levar meu Chromebook companheiro de viagens. Espero que você se informe bem sobre as vantagens de ter um e faça boas escolhas.

Deixe um comentário

Leia também