Chrome Education Upgrade: o que é e como implementar

Chrome Education Upgrade: o que é e como implementar

Aluno usando o Chrome Education Upgrade
Ter maior capacidade de gerenciamento do processo educacional, assim como mais tempo hábil para se dedicar, de fato, aos resultados de aprendizagem. Isso é o que permite a implementação do Chrome Education Upgrade para as instituições de ensino que já utilizam a plataforma do Google for Education em seu dia a dia.   A Nuvem Mestra é uma consultoria com mais de cinco anos de mercado especializada em transformação digital na educação, e somos parceiros certificados do Google for Education para implementação das soluções em escolas e universidades.    Continue a leitura deste artigo e confira como podemos ajudar a implementar o Chrome Education Upgrade e levar a educação oferecida na sua instituição a um novo patamar!

Chromebooks: a origem

Antes de entender do que se trata o Chrome Education Upgrade, é fundamental ter conhecimento sobre os Chromebooks. Este recurso se trata de um notebook especial desenvolvido pelo Google, inicialmente em 2011, para atender às necessidades da popularização e acessibilidade da computação em nuvem. Sendo assim, a ideia foi desenvolver um equipamento com configurações o mais simples possíveis, para que o máximo de pessoas fossem capazes de utilizá-lo. Dentre esses aspectos está o próprio sistema operacional do Chromebook, que é o Chrome OS, também desenvolvido pelo próprio Google. Por se tratar de um sistema operacional totalmente baseado na nuvem, o Chrome OS do Chromebook foi uma completa inovação à época de seu lançamento. As pessoas estavam muito acostumadas a acessar seus arquivos e pastas diretamente nas suas máquinas, como aquelas criadas na área de trabalho do desktop, por exemplo. Com o tempo, os usuários começaram a aderir à utilização dos sistemas de armazenamento em nuvem e foram percebendo valor, identificando a segurança do canal e também a sua praticidade, já que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo. Conforme a utilização dos Chromebooks foi crescendo, educadores ao redor do mundo identificaram seu potencial como uma poderosa ferramenta também para os processos educacionais. Sendo assim, o Chromebook, junto à plataforma do Google for Education, passou a ser um item de desejo em escolas e universidades. A informação de que era possível esses arquivos ficarem todos salvos na nuvem, com acesso somente através da internet, trouxe inovação e permitiu a popularização deste recurso. No entanto, trouxe também a preocupação a respeito desta amplitude de acessos: com grande parte da população sem acesso à internet, como fazer desta solução algo acessível de verdade? O Chromebook é uma tecnologia tão completa que soluciona também este problema, uma vez que disponibiliza acesso às suas principais ferramentas de forma totalmente offline. Por isso, desde a criação de documentos de texto no Google Docs, até a elaboração de apresentações de trabalhos no Google Apresentações podem ser executados por estudantes e professores de forma offline, caso não haja conexão no momento.

O que é o Chrome Education Upgrade e quais os benefícios

Agora sim, com esta contextualização devidamente realizada, vamos ao assunto deste conteúdo: o que é o Chrome Education Upgrade. Bom, uma vez com acesso a notebooks especiais do Google (Chromebooks) para utilização da plataforma Google for Education nas instituições de ensino, é muito comum que os gestores e educadores necessitem de maior capacidade de gerenciamento das atividades.   Apesar de ser desenvolvido para ter seu uso compartilhado entre diversos estudantes ao longo dos períodos letivos, é preciso que a instituição adquira um número maior de unidades para atender toda a demanda. Neste sentido, cada equipamento tem uma licença específica que precisa ser gerenciada.   Para isso, temos o Chrome Education Upgrade, uma licença de Gestão e Segurança para ambientes educacionais remotos. A solução completa consiste em um console de gerenciamento em nuvem para contribuir na otimização de práticas e processos de gestão da sua instituição de ensino.   Dentro da plataforma, existem mais de 250 políticas de acesso, controle e segurança, de modo que os computadores ficam protegidos por diversas camadas e atualizações automáticas de segurança. Isso garante que não haja preocupação por parte de alunos, familiares ou professores quanto à exposição de dados ou qualquer coisa neste sentido, uma vez que as práticas de segurança são altamente reforçadas.   Através do Chrome Education Upgrade também é possível organizar a estrutura interna da instituição dentro das licenças de Chromebooks para restringir e liberar acesso às pessoas conforme as diretrizes da escola e de forma totalmente remota. Isso torna o dia a dia mais prático e seguro, proporcionando para a instituição um maior controle das atividades e dos acessos aos equipamentos.   Além disso, o console da instituição permite que sejam controlados mais de 10 mil equipamentos em um único lugar. Essa funcionalidade agrega agilidade ao processo, sem precisar entrar em unidade por unidade para aplicar as configurações, permitindo que isso seja feito de uma única vez.   Essa praticidade também está presente quando falamos na instalação e gerenciamento de aplicativos e extensões à plataforma do Google for Education. O console único que permite acesso a todas as unidades também proporciona a realização destes processos de forma geral, sem precisar instalar em cada máquina.   Por último, o recurso do Chrome Education Upgrade permite que sejam aplicadas provas e testes em escala para todos os alunos de uma turma, por exemplo, através dos Chromebooks que estão utilizando. Isso porque, com a licença, é possível configurar remotamente todos os dispositivos para essa função. Resumindo, são principais vantagens do Chrome Education Upgrade:  
  • acesso gerenciado;
  • implementação simplificada;
  • segurança avançada;
  • suporte administrativo de TI 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como a Nuvem Mestra pode ajudar na implementação

Através da parceria certificada pelo Google for Education, a Nuvem Mestra é especializada na realização de diagnósticos nas instituições de ensino e, a partir disso, no desenho conjunto de um plano de ação para implementação de soluções tecnológicas.   O Chrome Education Upgrade está disponível para aquisição e instalação por instituições que já possuem acesso à plataforma do Google for Education e utilizam Chromebooks como parte de sua metodologia pedagógica.   Por isso, se a sua instituição ainda não se encontra neste estágio, o primeiro passo pode ser conversar com nossos consultores para verificar por onde começar. Se você já está em um processo mais avançado de transformação digital e deseja verificar diretamente sobre a aquisição do Chrome Education Upgrade, entre em contato e vamos conversar também!   Para maiores informações sobre o universo da tecnologia para educação e também para tirar eventuais dúvidas sobre este setor que ainda persistam, continue acompanhando nosso blog! Se você achou que este conteúdo pode te ajudar ou a algum colega, não deixe de compartilhar!

Deixe um comentário

Leia também