8 Ferramentas Google for Education para você implementar em sua instituição em 2021

8 Ferramentas Google for Education para você implementar em sua instituição em 2021

A forma de ensinar está em constante transformação há anos, a cada dia novas possibilidades surgem e precisam ser estudadas para implementação nas instituições de ensino. Neste sentido, as ferramentas Google for Education ganham relevante destaque por sua praticidade, simplicidade e acessibilidade. Diversos são os caminhos pelos quais essas ferramentas prestam suporte à educação. Começando pelo conceito do trabalho colaborativo, por meio do qual estudantes e professores — e até pais e responsáveis — podem construir juntos o processo de aprendizagem. Além disso, o Google for Education reúne as principais funcionalidades necessárias para a oferta de um processo educacional completo, como ferramentas ou recursos para edição de texto, apresentação de slides, planilhas, reuniões online, gerenciamento de sala de aula e muito mais! Confira neste artigo 8 ferramentas Google for Education que vão ajudar a sua instituição a revolucionar o ensino e melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida!

Ferramentas Google for Education para a sua instituição de ensino

O Google for Education é uma plataforma completa desenvolvida pelo Google que proporciona a integração da tecnologia no dia a dia das instituições de ensino. O objetivo é melhorar os processos de aprendizagem e transformar a educação através dessas ferramentas. Confira alguns exemplos e já comece a pensar sobre como aplicá-los na sua escola.

1. Google Documentos

Conforme mencionado anteriormente, dentre as ferramentas Google for Education existe o Google Docs, ou Google Documentos. Esta funcionalidade consiste em um editor de texto de interface intuitiva e simples de utilizar. Nos documentos criados é possível editar a cor, fonte e tamanho das letras, redigir textos de trabalhos ou redações escolares, inserir hiperlinks e até gráficos, tabelas e imagens.  A ferramenta apresenta ainda recursos de acessibilidade que são adotados com frequência por educadores. Já falamos sobre letramento visual com Google Documentos. A ferramenta funciona como o Word, da Microsoft, porém com a facilidade de ter todo o conteúdo gerado salvo automaticamente na nuvem do Google. Assim, os documentos não precisam ficar salvos em uma pasta em um computador específico, mas em um local na nuvem que pode ser acessado pelo simples login na sua conta Google a partir de qualquer dispositivo, e a qualquer momento.

2. Google Apresentações

Esta é mais uma das ferramentas Google for Education que consegue agregar muito valor para o processo de ensino, que é o Google Slides ou Google Apresentações. Para seguirmos na comparação com a estrutura que já conhecemos, esta funcionalidade seria o correspondente ao Microsoft Power Point, que é a plataforma para construção de apresentações de slides. No Google Apresentações, assim como no Google Documentos, tudo que é realizado em um arquivo fica salvo automaticamente na nuvem após cada edição. Assim, é possível que professores e alunos montem apresentações de slides para orientar as aulas ou até mesmo como entrega final de trabalhos através de templates já existentes e com acesso prático e rápido de qualquer dispositivo. Um ponto muito importante sobre as ferramentas Google for Education é que elas são altamente colaborativas. Ou seja, permitem a criação conjunta entre professores, alunos e a própria turma ou grupos de trabalho A principal funcionalidade que permite isso dentro da plataforma, tanto do Google Documentos quanto Apresentações, é a edição simultânea, em que diversas pessoas podem acessar um mesmo documento e editá-lo juntas online. Além disso existem também os modos de sugestão e comentários, onde o material pode ser revisado e os revisores podem deixar dicas de melhoria ou de complementos.

3. Google Planilhas

Também conhecido como Google Sheets, o Google Planilhas se equipara ao Microsoft Excel no que tange à sua funcionalidade. Está entre as ferramentas Google for Education que mais contribuem, por exemplo, para o aprendizado ativo de matemática e demais disciplinas exatas, pois permite que os estudantes apliquem os conhecimentos na prática. Ao criar planilhas e realizar exercícios preenchendo-as com números e fórmulas, além de aplicar esse conhecimento na prática, os estudantes são preparados para a vida adulta e o mercado de trabalho no futuro Este é um processo que também aparece como consequência da inserção de tecnologia na educação, pois ajuda a preparar cada vez mais essas crianças e adolescentes para um mundo digital e altamente conectado onde irão viver e atuar.

4. Google Meet

Saindo um pouco das ferramentas Google for Education utilizadas para a construção de documentos e arquivos, vamos ao que proporciona maior interatividade principalmente em tempos de pandemia.  O Google Meet é uma plataforma que permite a realização de reuniões e encontros online, por meio da qual os estudantes podem marcar para fazer trabalhos em grupo e discutir temas ou ideias relacionadas às aulas.  No caso das aulas em si, recomenda-se o uso do Google Classroom, mais um dos recursos oferecidos que, este sim, dispõe de todas as ferramentas que os professores precisam para oferecer as aulas remotas. Desde a verificação de presença, passando pela possibilidade de gravação das aulas até funcionalidades para enviar e receber trabalhos. O Google Meet, assim como toda a plataforma do Google for Education, passou por algumas atualizações durante a pandemia e agora agrega recursos como a possibilidade de borrar o fundo atrás da imagem da pessoa ou inserir cenários divertidos para tornar o processo mais lúdico e com mais privacidade para quem está em casa, por exemplo.

5. Google Calendar

Esta é uma das ferramentas Google for Education que melhor podem ser aplicadas ao dia a dia da instituição como um todo — neste caso, nem precisa se restringir a somente a sala de aula. A funcionalidade é um calendário digital conectado à conta Google onde podem ser registrados compromissos, encontros, aulas síncronas, entregas de trabalho entre outros. A ferramenta é muito eficiente quando o assunto é organização, pois registra tudo em suas respectivas datas e emite notificações por e-mail ou no celular quando os compromissos estão próximos de serem realizados, ajudando os envolvidos a não esquecerem. Uma ótima aliada para a equipe administrativa e de gestão, pois facilita a gestão do tempo e o resultado é mais produtividade.

6. Google Acadêmico

O Google Acadêmico é uma das ferramentas Google for Education que mais se aproxima de uma exclusividade para área da educação. Isso porque algumas das que já apresentamos aqui podem ser utilizadas também em outros contextos, como ambiente de trabalho ou até para organização pessoal. No entanto, o recurso do Google Acadêmico tem como principal finalidade reunir artigos científicos, textos acadêmicos e demais materiais para embasar pesquisas e trabalhos. Muito utilizada como fonte de pesquisa por estudantes que estão em etapa de trabalho de conclusão de curso, por exemplo, a ferramenta proporciona praticidade ao permitir a pesquisa por palavras-chave dentro de um universo muito particular que é o dos artigos científicos.

7. Jamboard

Esta ferramenta Google for Education contribui muito também para a construção colaborativa de ideias. Neste caso, não é um documento de texto ou uma apresentação de slides, mas uma tela em branco digital onde os estudantes e professores podem realizar atividades colando post its coloridos e também digitais. Esse exercício pode ser feito para estimular diferentes áreas do conhecimento, desde a ideação para uma proposta de trabalho, passando pela construção conjunta de novas dinâmicas a serem utilizadas em sala de aula, até uma simples votação ou sistema de sugestões de ideias.

8. Recursos de ensino

Além das ferramentas Google for Education mais conhecidas e que fazem parte da plataforma de maneira direta, existem também os recursos de ensino. Estes são aplicativos ou outras ferramentas que podem ser integrados ao Google for Education e agregados ao processo de ensino no dia a dia. Os aplicativos foram criados pelo Google com o objetivo de estimular a criatividade, e o aprendizado através de experiências práticas digitais. Assim, eles misturam diferentes habilidades digitais, como o uso da fotografia, de áudios, vídeos e compartilhamento de telas, sempre pensando na multimidialidade e na capacitação digital atreladas ao processo de ensino das instituições. Por mais que todo este universo seja realmente encantador, é preciso ter cautela: a implementação de uma nova plataforma intermediando o ensino deve ser feita cumprindo todas as etapas de adaptação necessárias. Isso vai garantir que haja um melhor aproveitamento  Já vimos que motivos para implementar o Google for Education na sua instituição não faltam. Por isso, entre em contato com os especialistas da Nuvem Mestra, parceria certificada pelo Google especializada em Google for Education e transformação digital nas escolas, para tirar suas dúvidas, e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

Leia também