6 novidades Google Classroom anunciadas pelo Google

6 novidades Google Classroom anunciadas pelo Google

Se você acompanha os canais da Nuvem Mestra já deve saber do que se trata o Google Classroom, certo? O Google Workspace for Education anunciou no evento Learning with Google uma série de novidades para a ferramenta, e é sobre isso que vamos aprofundar aqui. Por isso, seja você um profundo conhecedor, ou alguém que está chegando no tema agora, este artigo é para você! Continue a leitura e saiba mais sobre o que é o Google Classroom e que novidades poderão ser incorporadas ao seu processo educacional através da plataforma!

O que é o Google Classroom

Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é um serviço da plataforma Google Workspace for Education desenvolvido exclusivamente para professores e alunos realizarem aulas remotas. Por se utilizar do espaço de armazenamento em nuvem do Google Drive, e ter conectividade também com os demais recursos da plataforma, o Google Classroom é uma ferramenta completa para o ensino a distância. Pensando na dinâmica de uma sala de aula, o Google Classroom tem como principal objetivo facilitar e simplificar a gestão de atividades e trabalhos. Desde a criação, passando pela distribuição e entrega, até a avaliação e devolutiva. Para isso, basta — da mesma forma que para utilizar todas as soluções do Google Workspace for Education — possuir uma conta no Google, através do GMail. Assim, você consegue acessar o aplicativo Google Classroom (que pode ser utilizado tanto no desktop, quanto em dispositivos móveis) e criar uma nova sala e uma nova turma e adicionar os alunos através de convites por e-mail. Seja dentro ou fora da sala de aula, é possível realizar interações em tempo real com os estudantes, além de compartilhar calendários com as datas de entrega das atividades e avaliações. Outros recursos disponíveis no Google Classroom são a possibilidade de anexar links e arquivos que façam sentido para a dinâmica da aula, por meio do qual os estudantes conseguem entregar suas tarefas e trabalhos. Agora, conforme prometemos, confira as principais novidades anunciadas pelo Google para o Google Classroom!

6 novidades do Google Classroom para você ficar de olho

A pandemia de coronavírus que se alastrou pelo Brasil e pelo mundo forçou uma mudança radical na implementação de tecnologias como mediadoras do processo educacional. A solução Google Classroom ganhou, então, destaque e relevância ainda maiores neste período, o que aumentou a demanda pelos serviços e também impulsionou inovações. Com foco em sempre se atualizar para entregar inovação aos processos de ensino, o Google anunciou diversos lançamentos desde o início da pandemia para incrementar a solução e torná-la mais útil ao dia a dia de professores e alunos.  Foram as principais novidades anunciadas:
  • análise avançada de dados dentro do Google Classroom;
  • rastreamento da participação dos alunos;
  • mapeamento das interações dos alunos com a plataforma e aulas;
  • aprimoramento da possibilidade de carregamento de imagens;
  • maior integração de ferramentas da internet com o Google Classroom;
  • disponibilização de acesso off line para estudantes com acesso limitado à internet.
Essas novidades estão englobadas dentro de um projeto macro do Google que é o de ajudar gestores a levar inovação para as escolas e universidades; criar tecnologias para apoiar os educadores; e ofertar a todos os alunos as ferramentas e habilidades necessárias para um processo educacional ativo e de qualidade. Ao oferecer maior controle aos professores sobre as interações dos alunos, eles conseguem entender onde estão os gaps e que gatilhos podem ser usados para melhorar o engajamento, por exemplo. Além disso, conseguem acompanhar o desempenho dos estudantes e identificar se alguns alunos, por exemplo, não estão conseguindo evoluir em uma determinada trilha de atividades. Essa personalização traz uma maior riqueza ao processo de aprendizagem, por ajudar professores e a própria instituição de ensino a compreender a realidade por trás da tela de cada estudante. Além disso contribui para a segurança dos processos da plataforma e para a transmissão dessa sensação de segurança aos estudantes e seus familiares. Se você quer fazer parte dessa transformação digital na educação, não deixe de entrar em contato com nossos especialistas. Continue acompanhando nosso blog e compartilhe os conteúdos que publicamos com seus colegas para impactarmos cada vez mais instituições de ensino.

Deixe um comentário

Leia também