4 dicas para uma melhor gestão administrativa escolar

4 dicas para uma melhor gestão administrativa escolar

Gestão administrativa escolar
A gestão administrativa escolar é um dos seis pilares que compõem uma metodologia maior, conhecida como gestão escolar. Nós já falamos sobre esse tema aqui no blog da Nuvem Mestra, então se quiser conferir, acesse este conteúdo no nosso blog! Para hoje, no entanto, a ideia é mostrar para você com maior profundidade sobre a importância do olhar administrativo dentro das instituições de ensino para que toda a engrenagem possa rodar de forma fluida.   A gestão administrativa escolar é a área responsável pelo gerenciamento de recursos físicos e financeiros, bens materiais, patrimônio, estrutura e recursos disponibilizados para a prática pedagógica. Tudo isso estando alinhada aos objetivos da escola e às necessidades dos professores e estudantes. Sendo assim, é fundamental que haja uma pessoa ou equipe dedicada a administrar estes aspectos.   Continue lendo este artigo e confira 4 dicas que separamos para você sobre como implementar uma melhor gestão administrativa escolar na sua instituição!

Papéis e responsabilidades da gestão administrativa escolar

A gestão administrativa escolar é a área responsável, em linhas gerais, por otimizar os recursos e integrar todos os diferentes setores da escola. É nesta esfera da gestão escolar que deve ser garantida a administração dos recursos de forma eficiente para que os demais pilares da gestão escolar possam exercer suas funções com sucesso.   É fundamental sinalizar, no entanto, que a gestão administrativa escolar não atua sozinha: ela caminha ao lado dos outros pilares da gestão escolar para que toda a instituição atinja seus objetivos.    Para que isso aconteça, existem diferentes papéis e responsabilidades atribuídos a cada integrante da equipe e área como um todo. No caso da gestão administrativa escolar, este papel cabe principalmente aos diretores e vice-diretores das instituições.   Sendo assim, o dia a dia das pessoas que assumem esta responsabilidade é repleto de atividades, articulações e ações que buscam contribuir com a excelência do ensino e das práticas pedagógicas.   São algumas das responsabilidades da gestão administrativa escolar:  
  • dar suporte às ações administrativas;
  • organizar processos de captação e retenção de alunos;
  • garantir o cumprimento das leis e diretrizes de ensino;
  • levantamento dos materiais a serem comprados;
  • implementação de recursos para otimizar processos administrativos e burocráticos;
  • administração dos recursos da escola;
  • garantir boas práticas no uso dos recursos e bens patrimoniais;

4 dicas para melhorar a sua gestão administrativa escolar

Agora, vamos então às dicas que separamos para você implementar na sua instituição de ensino e turbinar seus processos internos de gestão administrativa escolar. Acompanhe!

#1 Acompanhar processos burocráticos

A primeira dica que trazemos para você hoje é a de que os gestores da sua instituição estejam atentos às burocracias envolvidas nos processos da escola. O cumprimento da legislação, o respeito às normas e diretrizes educacionais, a fidelidade ao projeto pedagógico e aos calendários escolares etc.   Todos esses são elementos aos quais a gestão administrativa escolar deve estar atenta para que nada passe batido e possa ocasionar problemas futuros.

#2 Cuidar da manutenção dos espaços

Em tempos de pandemia, quando nos referimos a espaços de ensino, não estamos falando mais somente da área física da escola. Os espaços podem ser tanto as salas de aula, cantinas e demais áreas comuns das instituições, quanto os espaços online disponibilizados para o ensino remoto e/ou híbrido.   Sendo assim, para uma boa gestão administrativa escolar é fundamental que haja práticas para manter toda a estrutura atualizada e disponível para uso dos professores e estudantes. Limpeza, organização e disponibilidade de recursos e materiais serão essenciais.    Também é válido neste caso promover um material de recomendações e boas práticas para compartilhar com todos que usufruem dos ambientes, ajudando assim a mantê-los sempre organizados.

#3 Otimizar a comunicação com toda a escola

A comunicação será também um papel fundamental para que a gestão administrativa escolar consiga realizar seu trabalho. Desde o contato com fornecedores para regularização da compra de insumos, passando pelo diálogo diário com a equipe pedagógica, até a boa comunicação interna na equipe para garantir fluidez aos processos.   Para que haja o melhor aproveitamento da gestão administrativa escolar é preciso que toda a comunidade esteja envolvida e engajada. Ambientes participativos e construídos de forma colaborativa tendem a atender as necessidades de todos os setores e ser mais receptivos a todos os que usufruem deles. Portanto, a comunicação com toda a escola é um ponto fundamental.

#4 Implementar tecnologia no dia a dia

A transformação digital e a inserção de tecnologia na educação trazem incontáveis benefícios para o dia a dia das instituições de ensino. Desde o uso de ferramentas para agregar dinamismo aos processos de aprendizagem, até recursos que otimizem a gestão administrativa escolar, cabe a este setor puxar a frente para implementação.   O processo de adesão a novidades dentro das instituições de ensino costuma ser longo e desafiador, uma vez que o modelo tradicional de educação não prevê tanta integração do ensino com o mundo digital. No entanto, o uso de ferramentas tecnológicas pode contribuir muito com diversas frentes dentro das escolas, e é responsabilidade também da gestão administrativa escolar vislumbrar essas possibilidades e buscar caminhos para implementá-las.   Contar com o apoio de parceiros especializados em transformação digital na educação será fundamental caso a sua instituição não possua experts neste processo. A adaptação exige planejamento, criação de cronograma, conscientização e capacitação de equipes, e tudo isso pode ter melhores resultados quando você conta com quem realmente entende.   Para ver mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo que diz respeito à inovação em processos de ensino e aprendizagem, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um comentário

Leia também