Blog

Como o Colégio Uirapuru se tornou um case internacional em parceria com a Nuvem Mestra

Quando falamos nas conquistas do nosso trabalho é sempre muito gratificante poder dizer que ajudamos instituições de ensino em todo o Brasil a passarem por processos de transformação digital em prol da melhoria de seus processos educacionais. O Colégio Uirapuru é um exemplo recente que virou case de sucesso internacional, por meio da Google Cloud.

A principal ferramenta utilizada para a virada de chave da instituição foi a nuvem, inserindo no dia a dia dos alunos e professores as ferramentas do Google for Education e o uso de Chromebooks. Ao longo deste artigo vamos explicar porque essa implementação ampliou a colaboração, interação e produtividade na comunidade escolar, todas palavras-chave da transformação digital nas escolas.

Veja alguns dos principais destaques de resultados obtidos no case do Colégio Uirapuru em parceria com a consultoria de transformação digital para educação, Nuvem Mestra:

  • Migração para o ensino remoto durante a pandemia em um único dia;
  • Implementação de um Chromebook por aluno a partir do 5º ano;
  • Maior integração entre ferramentas do G Suite for Education e outras externas;
  • Facilidade de gerenciamento para a equipe de TI do Colégio;
  • Extensão das soluções para além da sala de aula, no administrativo, por exemplo;
  • Melhorias em praticidade, colaboração e personalização no trabalho diário.

Vamos ao case? Fique com a gente e saiba mais sobre essa história!

Visão de tecnologia no DNA

Desde a década de 1990 investindo em tecnologia digital, a equipe pedagógica do Colégio Uirapuru deu início a esta trajetória investindo em formação na educação digital. Este já foi um passo inovador naquela época, visto que educação digital ainda era um conceito pouco explorado no cenário brasileiro — ainda hoje é defasado, porém a adesão nos anos 90 era menor.

A importância dada pela instituição para a tecnologia digital fez com que fossem criadas internamente duas áreas dedicadas exclusivamente ao setor: Coordenação de Tecnologias Educacionais e Gerência de TI. Isso faz com que a escola consiga incorporar mais facilmente os novos processos.

O desafio: integração de ferramentas

O principal desafio identificado pelo Colégio Uirapuru, mesmo depois de tantos anos já dedicados aos processos de inovação e tecnologia, foi a dificuldade da integração entre as diferentes ferramentas que já vinham sendo utilizadas. Desde a integração entre as ferramentas em si, até as diferentes lógicas de funcionamento que são utilizadas em cada uma delas, unificar os processos era uma necessidade urgente para a instituição.

Os primeiros passos da instituição em direção a este objetivo foram dados em 2016, quando da implementação de alguns dos recursos do G Suite for Education, o Google Documentos, Google Apresentações e Google Classroom

Vale ressaltar que novamente a equipe pedagógica passou pelos processos de formação, capacitação e consultoria técnica da Nuvem Mestra, fundamentais para a melhor implementação das soluções, e em poucas semanas estavam com as ferramentas rodando em sala de aula.

Foi uma adoção também deste período a substituição dos computadores de mesa e notebooks utilizados pelos estudantes por Chromebooks, produto do próprio Google que já reúne todas as condições necessárias para uso das ferramentas do Google for Education.

A implementação contínua da solução

Ao iniciar o uso das ferramentas a equipe pedagógica logo identificou as primeiras vantagens: maior facilidade de integração entre as próprias funcionalidades e também com ferramentas externas, como Khan Academy; e também para uso diário em sala de aula.

“As ferramentas do Google Workspace for Education são abertas. Então o professor cria em cima delas, e você vê a identidade e a subjetividade do professor em cada atividade que ele realiza”, afirmou Maura Bolfer, Coordenadora geral do Colégio Uirapuru em case construído pelo Google Cloud.

Outras vantagens identificadas com o uso das soluções foi a facilitação do acompanhamento do desempenho dos estudantes de forma mais próxima e personalizada, e até mesmo um melhor controle das horas do RH e do registro de documentações nos setores administrativos.

Ao identificar a facilidade com o uso do Chromebook, a equipe pedagógica eliminou os  laboratórios de informática e criou salas chamadas de ambientes colaborativos. Os espaços eram utilizados para concentrar os computadores onde os estudantes tinham acesso à internet e aos sistemas, porém com cada qual portando seu próprio Chromebook esta estrutura se mostrou desnecessária. Isso mostra ainda mais indícios da importância da transformação digital nas instituições de ensino, levando a tecnologia para cada vez mais perto dos estudantes.

O apoio da Nuvem Mestra como parceira estratégica na implementação da transformação digital foi fundamental para a consolidação deste processo no Colégio Uirapuru. Por isso, se a sua instituição está avaliando se aproximar da tecnologia, continue acompanhando nosso blog e compartilhe esse conteúdo com seus colegas. Conte com o nosso apoio para transformar a sua instituição no próximo case!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *