Blog

G Suite for Education: tudo que você precisa saber

O G Suite for Education é um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google que tem como foco o uso em instituições de ensino. A plataforma não é exclusiva para uso por professores e alunos durante as aulas, mas engloba também toda a comunidade escolar, como pais e diretores, por meio de recursos disponíveis para acompanhamento do ensino, produtividade, gestão de tempo e comunicação.

Durante a pandemia de Covid-19 as escolas foram fechadas para ensino presencial durante diversos meses, o que não acontecia no Brasil desde a Gripe Espanhola, que também ocasionou esta interrupção de atividades. Com isso e diante da necessidade da retomada do ensino, muitas instituições aderiram ao modelo aulas remotas.

Diversas são as ferramentas que podem ser utilizadas para tal finalidade, dentre elas o G Suite for Education, que é hoje uma das que possui melhor adesão do mercado por suas características de simplicidade, facilidade de uso e segurança da informação. Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esta solução para implementá-la com eficiência no dia a dia da sua instituição de ensino e preparar sua equipe.

O que é o G Suite for Education

O G Suite for Education, conforme já mencionado, representa uma forma de levar as funcionalidades do Google para dentro do cenário da educação, facilitando a conexão e a comunicação entre a comunidade escolar e possibilitando as interações mesmo no aprendizado a distância.

A solução fica disponível inteiramente na nuvem, o que torna todo o processo muito mais ágil uma vez que estudantes e professores podem acessar arquivos e materiais de aula a partir de qualquer dispositivo com o qual estejam trabalhando, e na hora que quiserem.

O acesso à plataforma é feito por meio de uma conta de e-mail no provedor do próprio Google (Gmail), com painel de propriedade da instituição de ensino e por ela gerenciado, conferindo e-mails institucionais para funcionários, estudantes e professores  e uma senha individual, garantindo que somente cada pessoa tenha acesso à sua própria conta e arquivos. No entanto, existe a possibilidade de compartilhar pastas e documentos com outros usuários, o que permite que uma série de atividades possam ser feitas em conjunto de forma colaborativa. 

Importante salientar que isso, de forma nenhuma, influencia negativamente na segurança do G Suite for Education, mas positivamente ao estimular o compartilhamento e a troca.

O que você pode fazer no G Suite for Education

Dentro do G Suite padrão, que é o conjunto de ferramentas e funcionalidades do Google como um todo, existe uma divisão de pilares os quais sustentam a especialização dessas soluções para o setor de educação, divididos entre plataformas com ferramentas colaborativas e dispositivos (Chromebook). Dentro deles, desenham-se os diferentes serviços que a plataforma oferece, cada qual com suas funcionalidades e objetivos específicos. Vamos conhecer melhor alguns deles.

Plataforma com ferramentas colaborativas

Neste pilar estão incluídas todas as soluções do G Suite for Education que consistem em aplicativos para educação. Esses apps possibilitam maior otimização de tarefas e a colaboração em tempo real, além de facilitar o acesso de todos às atividades a serem feitas, cronograma de entrega, listagem de notas e até feedbacks sobre exercícios de aula.

Os principais e mais utilizados exemplos destes aplicativos são: o próprio Gmail — plataforma gratuita para troca de e-mails; o Google Classroom — onde as aulas síncronas online são realizadas e podem também ser gravadas (na versão Enterprise) para disponibilização posterior aos estudantes que não conseguirem participar; o Google Drive — onde é oferecido armazenamento ilimitado para todos os documentos de texto (Google Docs), apresentações (Google Slides), planilhas (Google Sheets), PDFs, imagens, vídeos etc.; e o Google Calendar — que é uma grande agenda online onde todos os compromissos podem ser salvos e programados para enviar notificação de lembrete.

Além destes, o Google Meet e o Google Chat permitem a troca instantânea de mensagens, além da realização de chamadas de vídeo para a realização de trabalhos em grupo, por exemplo, ou para mentorias específicas sobre algum trabalho ou conteúdo que ocorra fora dos horários síncronos definidos para as aulas.

Chromebooks – dispositivos seguros

Este é um pilar do G Suite for Education que possibilita ainda mais integração das soluções da plataforma ao dia a dia dos estudantes, com a configuração exclusiva destes notebooks para seu uso. Assim, os usuários ficam dispensados da necessidade de instalar qualquer estrutura que seja necessária e que eventualmente não venha integrada ao sistema operacional em questão. 

A principal vantagem do uso de Chromebooks é a integração de toda a instituição de ensino, desde a diretoria, passando pelo corpo docente, até a interação com alunos e familiares, com a plataforma do Google for Education.

Se você ainda tiver dúvidas e curiosidade sobre a plataforma, acesse as perguntas frequentes do G Suite for Education e consulte um de nossos especialistas!

Escola de Referência Google

Além de tudo que já foi mencionado neste artigo, a sua instituição pode ainda, ao implementar o G Suite for Education com maestria e apoio de consultorias especializadas, se tornar uma Escola de Referência Google, o que traz diversas vantagens que você confere em outro artigo nosso disponível no blog.

Lembre-se de sempre procurar parceiros certificados pelo Google para apoiar a sua instituição na implementação de processos como este que envolvem uma mudança de mentalidade e flertam com a transformação digital e de aproximação dos estudantes do mercado de trabalho atual. 

Se você gostou, compartilhe esse conteúdo com seus colegas, mostre para diretores de instituições que ainda não utilizam esta ferramenta e indique o acompanhamento do nosso blog para mais novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *