Blog

Escola de Referência Google: O que é e como se transformar em uma

Você sabe o que é uma Escola de Referência Google for Education? É uma instituição que já migrou seus processos para um modelo mais online e digital por meio da plataforma  Google for Education e que cumpre de forma completa os requisitos de excelência estabelecidos pelo Programa para tal. Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre este universo e, quem sabe, dar os primeiros passos para entrar para esse seleto grupo  de escolas certificadas. Vamos lá!

Como se tornar uma Escola de Referência Google

O primeiro passo para a sua instituição se tornar uma Escola Referência Google é compreender a necessidade de transformar a mentalidade dos seus gestores, diretores e corpo docente e sensibilizá-los a importância da tecnologia no dia a dia da escola e implementar o Google for Education.

Pensar nisso não significa que os professores serão substituídos por robôs, ou que os estudantes vão ficar colados na tela do celular o tempo todo. Mas sim que haverá recursos que permitirão construções colaborativas entre alunos e professores, acesso mais fácil a pesquisas e documentos armazenados e que a instituição como um todo irá ganhar do ponto de vista da integração das informações e sistemas.

Ao compreender isso e buscar parceiros certificados para implementar o Google for Education na sua instituição, você terá dado o primeiro passo rumo a se tornar uma Escola de Referência e ser reconhecida como uma instituição inovadora.

Principais benefícios

Além da integração e da oferta de soluções inovadoras para o dia a dia de estudantes e professores, ser uma Escola de Referência Google traz ainda benefícios para a visibilidade e reconhecimento da instituição. Confira alguns exemplos.

  • ter o nome da instituição listado no diretório do Google for Education;
  • ter um perfil com URL única no site do Google for Education;
  • estar habilitada a utilizar o selo Google for Education em sua comunicação.

Além disso, a escola poderá utilizar o selo online ao lado de sua logo, por exemplo, para reforçar sua condição de Escola de Referência Google, além de contar com um certificado oficial e um troféu para exibir na instituição.

Vale ressaltar que, ao conquistar essa certificação, gestores de outras escolas poderão se interessar por conhecer o trabalho feito, e caberá à sua instituição, como uma das obrigações enquanto Escola de Referência Google, estar disponível para apresentar o caminho de sucesso percorrido até a obtenção do selo.

Critérios para se tornar uma Escola de Referência

A adoção da plataforma do Google for Education poderá acontecer de forma gradativa e no tempo de cada instituição, levando sempre em conta a sua realidade e de seu alunos. No entanto, para se tornar uma Escola de Referência Google será preciso já ter avançado algumas dessas etapas.

Confira a seguir os requisitos de excelência exigidos para obtenção deste título.

Disponibilidade de dispositivo

Para ser considerada como uma Escola de Referência Google a instituição deve ter pelo menos 100 equipamentos Chromebooks e pelo menos 10% dos estudantes a partir do 5º ano devem estar fazendo uso deles em sala de aula.

Software e contas

A segunda exigência diz respeito à conectividade da instituição, de modo que para ser uma Escola de Referência  Google é preciso que 100% da área pedagógica da instituição possua contas Google for Education, da mesma forma que 100% dos alunos a partir do 6º ano de cursos regulares.

Além disso, será preciso poder detectar que pelo menos 50% dos alunos estão utilizando o Google for Education de forma colaborativa com professores por ao menos uma vez a cada 30 dias e que ao menos 30% dos estudantes estejam fazendo uso do Google Sala de Aula.

Certificação dos docentes

O terceiro e último item previsto para concessão do título de Escola de Referência Google é a certificação dos professores. As certificações internacionais do Google são o reconhecimento do uso das tecnologias na sala de aula. A ideia é que professores com essa proficiência possam fomentar a Cultura Digital na instituição e trazer inovação para os processos de ensino e de aprendizagem

Para isso, é exigido que ao menos 20% da área pedagógica esteja certificada com o Google Educator nível 1, que valida as habilidades básicas de implementação de tecnologia  e 5% com o nível 2, que valida as capacidades avançadas, além de ser obrigatória a existência de um Google Trainer para cada 100 professores dentro da instituição.

Como colocar em prática

Empresas certificadas e parceiras do Google for Education podem auxiliar no seu processo de aquisição do título de Escola de Referência por meio de um projeto desenhado especificamente para a realidade da sua instituição e um passo a passo estruturado de acordo com isso.

A Nuvem Mestra atua há mais de cinco anos buscando entregar transformação digital para escolas e universidades, levando mais tecnologia, inovação e colaboração ao dia a dia dessas instituições. Confira algumas escolas que já passaram por esse caminho conosco e hoje são Escolas de Referência Google:

Alguns professores e diretores dessas Escolas de Referência do Google que nós ajudamos a transformar participaram deste evento do Google, confira o vídeo e conheça depoimentos reais dessas pessoas para ver  o quanto isso pode trazer mudanças para o rumo da educação na sua instituição de ensino.
Entre em contato e saiba mais sobre como podemos te ajudar a transformar a sua instituição de ensino, e continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *