Blog

Conheça os principais lançamentos do Google for Education para 2020/2

A transformação digital e a educação online e remota têm sido assuntos amplamente debatidos este ano, especialmente pelas mudanças a que as instituições de ensino foram expostas por conta da pandemia de Covid-19. Com base nisso, foram anunciados pela Google diversos lançamentos do Google for Education na edição de 2020 de seu evento global The Anywhere School: Ensine de onde estiver.

O Google for Education é uma ferramenta do Google que agrega simplicidade, facilidade de uso, segurança e colaboratividade ao dia a dia das instituições de ensino. Por meio das funcionalidades integradas da G Suite, a plataforma estimula a horizontalidade e a prática do protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Conheça neste post os principais lançamentos do Google for Education anunciados para entrar em vigor ainda este ano, especialmente no Google Meet e Google Classroom!

Google Meet: principal foco de lançamentos do Google for Education

O Google Meet, funcionalidade da G Suite que permite a criação de reuniões com até 100 participantes na versão gratuita e pode se amplificar quando contratado na versão Enterprise. As mudanças vêm em um momento que a sociedade clama por novas formas de fazer educação, considerando o cenário mundial de pandemia e todas as dificuldades decorrentes disso.

Assim, o Google explica que já vinha realizando atualizações no Google for Education desde março, quando toda a situação iniciou, e anuncia agora ainda mais novidades. 

Controle para moderadores

Entre as novidades, será aprimorado ao longo dos próximos meses o controle para moderadores, de modo que administradores de reuniões de educação possam gerenciar melhor suas aulas online. 

Neste sentido, estarão disponíveis para os moderadores:

  1. a configuração que exige que o professor entre primeiro na reunião e somente aí libere a entrada dos demais participantes;
  2. o possibilidade de encerramento de reuniões às quais administram para todos os participantes com um único comando ao final das aulas;
  3. a proibição e bloqueio padrão de acesso para participantes anônimos ou que já tiverem sido removidos anteriormente daquele encontro ou que tiverem sua entrada negada por mais de duas vezes, garantindo maior segurança a todos os envolvidos; 
  4. melhor gerenciamento de solicitações de adesão por meio de uma ação em massa;
  5. a possibilidade de desativar o bate-papo durante reuniões;
  6. o controle sobre quem pode ou não apresentar sua tela durante cada reunião.

Interatividade

Além das opções de controle para moderadores, haverá atualizações de funcionalidades do Google Meet também no aspecto de interatividade, essencial para aumentar o engajamento e o envolvimento dos alunos na prática do ensino a distância.

 Entre os recursos que mais vão impactar o dia a dia das instituições de ensino, o Google for Education anunciou o lançamento da disponibilização temporária gratuita para todos os clientes do Google for Education da gravação de reuniões. A funcionalidade já existe para clientes Enterprise de forma permanente, porém agora estará disponível também nesta outra modalidade. 

As gravações ficarão disponíveis por até 30 dias e têm como finalidade contemplar alunos que eventualmente não puderem acompanhar a aula ao vivo, e também armazenar registros do que foi compartilhado de conteúdo. As gravações não poderão ser compartilhadas para fora do domínio do dono da reunião em questão e também não poderão ser baixadas no computador, para segurança dos dados dos envolvidos.

São outros exemplos de lançamentos do Google for Education anunciados para 2020/2:

  1. visualização no layout mosaico com uma grade de 7 por 7, para que o professor possa ver até 49 alunos em uma única tela;
  2. disponibilização de um quadro branco digital e colaborativo por meio do recurso Jamboard, para promover abordagens e dinâmicas mais criativas e incentivar o compartilhamento de ideias entre os alunos;
  3. a possibilidade de embaçar ou desfocar o fundo da imagem para preservar mais a privacidade de alunos e professores ao conectarem suas câmeras. Vai haver também uma atualização que permitirá a adição de fundos personalizados, porém o administrador da reunião poderá habilitar ou não essa função para evitar desvirtuamento no caso de aulas, por exemplo;
  4. o recurso de “levantar a mão” para auxiliar na organização da fala dos alunos e na interação durante a resposta de perguntas;
  5. maior acessibilidade para mais idiomas e legendas.

Além disso, no caso de instituições de ensino que utilizem a G Suite Enterprise for Education, haverá habilitação também dos recursos de acompanhamento de frequência dos alunos nas aulas virtuais; a divisão das aulas em salas de grupo para realização de discussões simultâneas dividindo os alunos em grupos; e um recurso de perguntas e respostas para que essas possam ser realizadas se interromper o fluxo das aulas.

Lançamentos no Google Classroom

O recurso Google Classroom, ou, Google Sala de Aula, também terá alguns lançamentos do Google for Education em 2020/2. A principal novidade apresentada durante o evento “The Anywhere School: Ensine de onde estiver” é a de apoiar alunos e professores a estarem mais conectados com o calendário de atividades e entregas.

Para isso, o Google Classroom passará a contar, na página Aulas, com um widget de tarefas para os alunos e um de revisão para os professores, deixando à mostra as respectivas datas e prazos para que sejam cumpridas essas tarefas.

Além disso, serão acrescentados:

  1. melhor visão de tempo de atividades;
  2. acesso ao Google Classroom por meio de um link;
  3. disponibilidade das equipes de suporte em 99,99% durante a pandemia;
  4. mensuração do engajamento dos alunos por meio de estatísticas da plataforma;
  5. disponibilização do Google Classroom no formato offline para dispositivos móvei;
  6. funcionalidade completa em 55 idiomas.

Com a implementação dessas atualizações e lançamentos o Google for Education trará cada vez mais praticidade para o dia a dia de alunos, professores e instituições de ensino, além de conforto e segurança para que as aulas possam seguir seu cronograma sem prejuízos a nenhum dos envolvidos.

A Nuvem Mestra é uma empresa parceira certificada pelo Google para implementação da plataforma Google for Education, e estaremos à disposição para conversar com você se tiver interesse em fazê-lo na sua instituição de ensino — ainda mais com tantas novidades que estão sendo lançadas! Compartilhe essa leitura com seus colegas e continue acompanhando nosso blog e entre em contato com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *