Blog

Cinco motivos para implementar o Google for Education na sua instituição

Neste mês em que completamos cinco anos de atuação, optamos por compartilhar com vocês algumas das nossas melhores dicas e práticas de transformação digital na educação. O Google for Education é uma ferramenta do Google com funcionalidades gratuitas que ajudam na estruturação da sala de aula invertida e das metodologias ativas, onde os alunos são protagonistas.

Conheça no post de hoje cinco motivos para implementar o Google for Education na sua instituição de ensino e ver resultados desde o primeiro dia.

1. Segurança e acessibilidade das informações

O Google for Education é uma ferramenta que estimula o uso da G Suíte, que é a plataforma de funcionalidades do Google, para propósitos e ambientes educacionais. Desta forma, uma possibilidade fundamental desta estrutura é a possibilidade de armazenar e acessar todos os arquivos em um único lugar.

As ferramentas do Google ficam disponíveis online, ou seja, todos os seus arquivos ficam salvos na nuvem, sem a necessidade de um servidor físico — que pode falhar, o que também representa uma vantagem da nuvem. 

Assim, por meio da digitação no campo de busca o Google Drive, por exemplo, é possível localizar os seus arquivos por nome, formato ou data de modificação e ter acesso a eles independente de onde você estiver e em qualquer dispositivo. Além disso, as informações ficam salvas por tempo indeterminado, funcionando também como um grande acervo digital.

Cada aluno e professor da instituição tem acesso à plataforma por meio de um e-mail e senha, o que torna o processo também muito seguro.

2. Gestão de conteúdos e formatos

Utilizando outro recurso da G Suíte no Google for Education, o Google Forms (formulários interativos) pode proporcionar aos seus alunos diferentes experiências de estudo. Um exemplo é a programação para que, ao acertar as respostas de um formulário, o estudante será conduzido sempre aos próximos passos e perguntas, mas ao fornecer uma resposta errada, por exemplo, uma dica com informações apareça para o seu aluno e ajude-o a revisar aquele conteúdo.

Isso é personalização e diferenciação, além de permitir um acompanhamento por parte dos professores sobre que tipo de dificuldades e facilidades os estudantes estão apresentando dentro deste formato digital de aulas. Ao final, as respostas têm pontos atribuídos e podem ser enviados automaticamente ao e-mail de cada estudante com a sua nota final na atividade, por exemplo.

Para dar ainda maior segurança ao seu processo de implementação das ferramentas do Google for Education, saiba que é possível para o administrador da conta controlar e analisar todas as configurações de acesso e compartilhamento dos arquivos. Esse é um tipo de gestão que traz maior poder de avaliação do desempenho das estratégias em cada caso.

3. Construção colaborativa

Por meio dos recursos de Google Docs, Google Sheets e Google Presentations, dentro do Google Drive, é possível que grupos de estudantes possam trabalhar em um mesmo documento simultaneamente. Isso torna o processo de aprendizado uma construção coletiva e colaborativa, mesmo que sem estarem fisicamente presentes em uma sala de aula.

É possível editar acrescentando direto as informações que cada aluno deseja, mas também professores podem participar deixando comentários em tempo real e sinalizando pontos de melhoria, por exemplo. O recurso de sugestão também permite que integrantes do mesmo grupo sugiram mudanças e os autores daquela parte aceitem ou não, gerando também a contribuição entre os estudantes e estimulando o pensamento crítico.

Além disso, os comentários podem ser utilizados também de forma assíncrona, como em atividades entregues para análise posterior do professor. Assim é possível deixar orientações, dicas e demais informações que possam ajudar os alunos tanto com o conteúdo quanto com os processos de adaptação aos meios digitais.

A interação em tempo real também é uma forma de tornar o ambiente de aprendizado cada vez mais colaborativo — e está entre as funcionalidades do Google for Education. Nas aulas ao vivo, os professores podem promover momentos de interação onde chamam os alunos nominalmente para responder ou comentar pontos citados na aula. Assim, além de manter os alunos engajados, conseguem avaliar sua compreensão acerca dos temas e fazer com que fiquem mais atentos neste formato virtual ao qual não estão adaptados.

4. Simplicidade e facilidade

A plataforma do Google for Education traz diversos benefícios, dentre os quais sua facilidade de uso é um dos mais divulgados. Com interfaces intuitivas e amigáveis ao usuário, até mesmo estudantes e professores não tão habituados a utilizar plataformas online em seu dia a dia conseguem localizar tudo o que precisam.

A possibilidade de armazenamento dos arquivos na nuvem, mencionada anteriormente neste post, também se configura como uma grande facilidade para localização dos mesmos durante as aulas e momentos de estudo. Assim, de qualquer lugar,  qualquer hora e por meio de qualquer dispositivo é possível acessar materiais disponibilizados, além de organizá-los por pastas correspondentes aos diferentes assuntos e atividades facilitando ainda mais esta localização.

5. Comunicação e relacionamento

Quando falamos em educação básica, principalmente, é muito comum que os pais e responsáveis pelos alunos queiram participar dos processos escolares, ou no mínimo estarem cientes do que está sendo desenvolvido. Para isso, o Google for Education também traz recursos que ajudam a melhorar e fortalecer essa comunicação e relacionamento entre escola, alunos e familiares.

O acesso à plataforma e seus recursos é realizado por e-mail, de modo que este já é um canal possível de comunicação entre todos os envolvidos no processo educacional. Além disso, pais e responsáveis podem ter acesso às pastas onde são compartilhadas as notas e avaliações dos estudantes, por exemplo, além de receber comentários sobre o desempenho dos filhos ao longo dos dias.

Reuniões de pais e professores também é um quesito que muitos pensam não poder ser contemplado, porém o Google Meets permite, da mesma forma que para a realização de aulas ao vivo, o encontro periódico e previamente agendado para trocas diretas sobre este assunto.

Para contar com uma implementação vantajosa e valiosa, que seja feita levando em consideração todo o cenário da sua instituição e as possibilidades apresentadas, é essencial contar com parceiros certificados pelo Google. Continue acompanhando o blog da Nuvem Mestra para conhecer cada vez mais as vantagens de implementar tecnologia na sua escola e conte com nossos especialistas se o Google for Education for a sua escolha!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *