Blog

Uso de tecnologias educacionais fomenta a mudança de Cultura no Colégio Constelação

Engajamento de toda a comunidade escolar é parte fundamental do processo de Transformação Digital no Colégio Constelação

Resumo

Após visitar uma Escola de Referência Google, os gestores perceberam que a implantação das tecnologias educacionais trariam soluções para algumas dificuldades. Com os resultados aparecendo, a instituição transformou sua cultura. Impactos são percebidos pelas familias, alunos desenvolvem habilidades digitais e auxiliam colegas, professores e comunidade na busca da fluência e cidadania digital.

Perfil do Colégio

Escola de filosofia cristã que se propôs a levar educação diferenciada aos estudantes de uma comunidade que muitas vezes abandonam os estudos para trabalhar. Com 500 alunos está há 20 anos no mercado, oferece educação infantil ao ensino médio e fica localizado em São Paulo.

Desafio

Com a abertura de nova unidade, os processos administrativos demandavam padronização e agilidade. Oferecer fluência digital para crianças e jovens da região era uma meta, mas desenvolver habilidades digitais nos professores era um desafio. A infraestrutura da escola precisava ser modernizada, 15 computadores lentos limitavam as atividades e o uso estava restrito à sala de informática. Introduzir a cultura digital significava um convite para novas descobertas e o preço era sair da zona de conforto: equipe administrativa, professores, gestores e alunos. Gestores visitaram uma Escola de referência Google for Education e decidiram pela implantação da plataforma colaborativa para iniciar o projeto de Transformação Digital.

Solução

O ambiente técnico foi preparado, a escola recebeu um painel GSuite for Education e contas institucionais foram criadas. A escola adquiriu 30 Chromebooks com Chrome Education Upgrade e carrinho. Depois que funcionários, professores e alunos receberam seus e-mails institucionais, era preciso dar vida à plataforma colaborativa Google for Education. O que antes acontecia nos papéis, passaria a acontecer no universo on-line. 

Foi realizada uma palestra de sensibilização com gestores e colaboradores para apresentar o Projeto de Transformação Digital e, na sequência, 100% dos participantes realizaram capacitações no uso de tecnologias educacionais.

Com os e-mails, a comunicação ganhou velocidade e canais institucionais. O uso do Google Drive permitiu organizar fluxos administrativos e o controle de acessos trouxe segurança para os documentos digitais. 

A coordenação pedagógica adotou a postura de solicitar todos os planejamentos através de ferramentas colaborativas. O procedimento entre elaboração das provas e aprovação pela diretoria ficou eficiente. Antes os arquivos chegavam para aprovação desconfigurados pela diferença de  versões dos programas, se perdiam em diferentes versões de alterações. Hoje as avaliações são elaboradas e aprovadas no Drive.

Para que as crianças do fundamental II participassem desse processo, foi criado o Programa de Alunos Incentivadores que utilizava o Interland  criado pelo Google para abordar a segurança na Internet.

Alunos do Fundamental II e Médio foram inseridos no Programa de Aluno Tutor de Tecnologia Google, receberam capacitação no uso de ferramentas e auxiliam atualmente os professores no desenvolvimento de aulas com recursos digitais. 

De maneira definitiva, este projeto aproximou os alunos aos professores em vários sentidos,e isso é gratificante”Adriana Cardoso, mantenedora – Colégio Constelação

Benefícios

Agilidade nas rotinas administrativas

Todos os procedimentos passaram a ser realizados através das ferramentas do G Suite, agilizando o agendamentos de compromisso, comunicação interna, redução de impressão e monitoramento de tarefas e tempo real.

Engajamento de comunidades

O  corpo docente foi desafiado desde  a produzir aulas e organizar  no Google Drive. Isso permitiu a colaboração entre pares, meta da gestão. A equipe administrativa se aproximou de alunos, professores e famílias com o uso da plataforma, principalmente com recursos de comunicação. Com os alunos, após a entrega das contas, o sucesso foi imediato. O uso dos recursos na elaboração de trabalhos em grupo foi um grande diferencial e aproximou alunos que mal se falavam em sala de aula e passaram a produzir trabalhos de forma colaborativa. A tecnologia aproximou a todos dentro e fora das telas.

Abordagem de aprendizagem

Ao integrar recursos digitais nas aulas, o engajamento e a participação dos alunos aumentaram. O aluno aprende os conteúdos de forma interativa, conta com materiais complementares e exercícios no Google Sala de Aula para realizar em casa com a participação da família, finalizando assim o processo de aprendizagem do conteúdo proposto no dia.

Ressignificação de espaço físico

O laboratório de informática passou a ter características de um ambiente colaborativo e trouxe mudança de perspectiva. As atividades com  Chromebooks, Chromecast, Cardboards e celulares não dependem só  deste espaço e podem acontecer em qualquer lugar da escola.

O que queriam fazer

  • Proporcionar fluência digital para os estudantes. 
  • Implantar a cultura digital na instituição. 

O que fizeram

  • Adoção de G Suite for Education e Chromebooks gerenciados como recursos de tecnologia educacional.
  • Professores com certificação Google e utilizando a plataforma colaborativa Google Classroom. 
  • Adoção das atividades do Interland e Aluno Tutor de Tecnologia. 

O que alcançaram

  • Gestores e professores utilizam GSuite for Education no cotidiano.
  • Alunos passam mais tempo na escola e envolvem-se com os conteúdos digitais.
  • Disseminação do uso de tecnologias em toda a escola e na comunicação com as famílias.

 “A parceria com o Google for Education está transformando as mentes de todos do Colégio Constelação e as famílas percem as mudanças.”.
  – Belemar Cardoso, Diretor Financeiro- Colégio Constelação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *