Blog

Caso de implantação de ferramentas Google For Education e Khan Academy

O colégio Uirapuru enfrentava dificuldades em tornar as matérias escolares, em especial da área de exatas,  compreensíveis e atraentes para os alunos. Além disso, buscava atrelar as tradicionais habilidades pedagógicas com a nova realidade tecnológica na qual os alunos já estavam inseridos. O desafio era aplicar o melhor das novas ferramentas digitais em consonância com as já consagradas práticas do colégio.

“A questão que se coloca com as escolas atualizadas é como trabalhar as novas tecnologias,  aperfeiçoando também as práticas já consagradas da escola. Vimos com essa experiência que se somaram e as práticas consagradas não desapareceram” afirma Arthur Fonseca Filho, diretor do Colégio Uirapuru.

A solução encontrada pelo Colégio Uirapuru começou com a implantação de Tecnologias Educacionais e capacitação da equipe pedagógica para o uso das ferramentas Google for Education. Foi construído também um espaço colaborativo chamado de Espaço Cultural, onde os alunos do Fundamental I (2º ao 5º ano) usam os Chromebooks de forma compartilhada e alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano) e 1ª série do Ensino Médio possuem seu próprio Chromebook. Buscando novas oportunidades de fortalecer a aprendizagem, a escola iniciou um processo de capacitação focado na interface Google Classroom e na aplicação da plataforma de exercícios Khan Academy, que oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado. 

“A parceria começou com a Nuvem Mestra, eles trouxeram para nós o uso do Google For Education, em especial o uso do Classroom, usamos muito e facilitou bastante. Quando veio a Khan Academy  melhorou ainda mais a dinâmica em sala de aula” afirma Silvia Mara Martins, professora do 5ºano do Colégio Uirapuru.

Resultados
Diversidade para trabalhar o conteúdo educacional: A parceria mundial da Nuvem Mestra com a Khan Academy transformou o processo de ensino ao conectar salas de aula, grupos de estudo, correções em tempo real e disponibilização imediata de conteúdo. As novas plataformas expandiram a forma de apresentar as matérias, agora os alunos conseguem ilustrar de diferentes formas os conteúdos escolares.

“Usar diferentes formas de tecnologia é uma possibilidade muito interessante, pois tira o foco do professor e protagoniza o aluno além de permitir uma diversidade maior de linguagens” afirma Claudia Mortara, assessora de Matemática do Colégio Uirapuru.

Identificação dos alunos com o conteúdo: As novas tecnologias digitais dialogam com a realidade dos alunos. Eles passaram a se engajar muito mais em sala de aula e o processo de aprendizado foi beneficiado. Os alunos passaram a sentir mais interesse nas matérias e consequentemente menos dificuldades no aprendizado. 

“Essa geração é tecnológica então a tecnologia já faz parte do mundo deles. Eles gostam bastante e o uso do cálculo mental fica mais efetivo. É algo diferente que agrega e enriquece em sala de aula” afirma Silvia Mara Martins, professora do 5ºano do Colégio Uirapuru.

Facilidade para os professores: Os professores sentiram impactos positivos com a implantação das tecnologias do Google For Education e da plataforma Khan Academy. Além de permitir expandir o conteúdo em sala de aula, os professores elogiaram a praticidade do processo de formular e aplicar as atividades em sala de aula. 

Participação dos pais junto aos professores no  processo de aprendizado: Com os relatórios do Khan Academy os professores podem apresentar o desempenho dos alunos e da sala como um todo para que os coordenadores e pais possam acompanhar a evolução do aluno.

 “O aluno se torna protagonista” afirma Claudia Mortara, assessora de Matemática do Colégio Uirapuru. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *