fake news

Cansado de receber inúmeras Fake News por todos os meios possíveis? Hoje, dia 1° de Abril, o Dia da Mentira, separamos algumas dicas para você não cair em cilada e identificar quando uma notícia é verdadeira e quando você tem que correr porque é fake news. Então, vamos juntos acabar de vez com essa onda de notícias falsas.

1. Desconfie de veículos desconhecidos: Como qualquer pessoa tem a possibilidade de publicar conteúdos na internet, nunca sabemos as intenções do autor do conteúdo que recebemos, então evite confiar em qualquer veículo de comunicação, nunca sabemos quem realmente está por trás daquela notícia polêmica, ainda mais quando não foi publicada em um site de sua confiança. Uma boa saída para esses casos é usar o Google Notícias, onde você recebe um fluxo de matérias jornalísticas de fontes confiáveis e que inclusive você pode personalizar de acordo com suas preferências.

2. Verifique se a notícia já saiu em outros portais: Complementando a dica anterior, uma boa ideia é você sempre confirmar se a informação que recebeu é mesmo confiável, verificando se a mesma também foi publicada em diferentes plataformas e portais, para isso basta uma busca rápida no Google.

3. Tome cuidado com os grupos de mensagens instantâneas: As informações que você recebe pelos aplicativos de mensagens, como o Hangouts, também devem receber atenção, principalmente as que chegam por meio de grupos. Muitas vezes compartilhamos notícias com colegas e famílias por impulso, e isso só propaga ainda mais as fakes news. Uma boa dica para não cair nessa furada é lembrar que, geralmente, notícias são compartilhadas por links e não por mensagem de textos, imagens, áudios e muito menos correntes que pedem para você compartilhar com o maior número de pessoas possível.

4. Confira as atualizações da notícia: Algumas vezes chegamos a receber notícias antigas como se fossem atuais, por isso é importante criarmos o costume de checarmos também a data da notícia, para termos certeza de estarmos atualizados, além disso, é importante saber se a versão que recebemos da notícia é a mais atual, mesmo que seja algo recente, pois algum dado pode ter sido alterado ou retirado da matéria.

5. Google contra as Fake News: O Google lançou recentemente uma nova ferramenta para ajudar a descobrir a veracidade de uma notícia, a partir de agora, na própria tela de busca do Google, ao pesquisar temas que podem se tratar de notícias falsas, o primeiro resultado visível serão aquelas caixas de textos com informações relevantes sobre sua pesquisa, como já acontece quando procuramos por alguns temas na ferramenta, só que agora os dados serão sobre a veracidade do conteúdo que circula pela rede.

Essas são só algumas dicas que a Nuvem separou para te ajudar a conseguir identificar uma fake news. Agora queremos saber de você, tem falado sobre esse tema com seus alunos? Tem alguma dicas que não mencionamos no nosso texto? Entre em nossas redes @nuvemmestra e compartilhe suas histórias, dicas e experiências, vamos adorar bater um papo com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *