Blog

Você já ouviu falar na sigla MOOC – Massive Online Open Course? Conheça a Udacity e saiba como ela está inovando o aprendizado

Udacity massive online open course Udacity aprendizado Udacity cursos online

A Udacity é uma plataforma de cursos online, fundada em 2011 por Sebastian Thrun, David Stavens e Mike Sokolsky. Suas atividades aqui no Brasil foram iniciadas em 2016.

As práticas da Udacity se originaram de uma experiência na Universidade de Stanford, quando Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram cursos de “Introdução à Inteligência Artificial” sem custo e disponível para qualquer pessoa.

Mais de 160 mil alunos em mais de 190 países já se inscreveram, surgindo assim a Udacity. Segundo Alper Tekin, diretor, que recebeu a Nuvem Mestra em seu escritório no Vale do Silício, Califórnia/USA, “A missão da Udacity é trazer para o mundo, um ensino superior acessível, envolvente e altamente eficaz, que acredite na educação superior como direito humano básico e capacite os alunos para evoluírem em seus estudos e carreiras”. Segundo ele, “Oferece-se através de um conteúdo prático e dinâmico, o ensino das habilidades requisitadas pelas empresas hoje, além de certificações aprovadas por empregadores”.

A Udacity é classificada como uma MOOC, que em inglês significa Massive Online Open Course, ou seja, um curso online aberto e massivo que tem o objetivo de oferecer cursos abertos em ambientes virtuais. A empresa oferece um modelo de formação profissional diferenciado, com cursos desenvolvidos em parceria com grandes companhias, como Google, Facebook, Amazon, Twitter, AT&T, Salesforce, Cloudera, etc.

Os cursos da Udacity são desenvolvidos para gerar um nanodegree. Trata-se de um nano certificado que engloba a capacitação apenas do que habilita o profissional para o mercado, em outras palavras, traz capacitação naquilo que ele realmente usará. Os alunos criam seu portfólio com a orientação de mentores e desenvolvem habilidades em web e mobile, análise de dados, Big Data, machine learning, entre outros.

É possível baixar o conteúdo para estudar de forma off-line, ou seja, fora da plataforma. Nos cursos mensais o aluno tem a liberdade de fazer conforme sua disponibilidade e os cursos por turma tem datas de início e término pré-definidas. Há a interação dos  alunos através de fóruns, salas virtuais e os mentores e tutores também interagem nestes ambientes.

No término dos módulos ou aulas, são apresentados quizzes ou questões para todo o conteúdo abordado e atividades práticas são realizadas durante o curso. Atividades extras são solicitadas dentro de um prazo estabelecido e devem ser realizadas com o objetivo de medir o aproveitamento do aluno.

Saiba como foram as outras experiências da Nuvem Mestra no Vale do Silício, na visita à Khan Academy e à Edmodo.

Veja a matéria sobre a viagem internacional no Estadão – > https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-rio-branco/vale-do-silicio-e-roteiro-inspirador-para-educadores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *