Blog

Na visita ao Googleplex, ficamos por dentro dos lançamentos do Google que irão transformar a forma de aprendizagem

escritorio do google vale do silicio Android Google escritorio do google sede do google vale do silicio sede do google

Apaixonados que somos pelo DNA do Google e todo o seu investimento na área da educação, a visita à sua sede em Mountain View/USA, mais conhecida como Googleplex, era a mais esperada na viagem ao Vale do Silício, que a Nuvem Mestra realizou com clientes do Brasil todo.

Com relação à estrutura física, o campus possui cerca de 45 prédios, ocupando um bairro todo e é praticamente uma mini-cidade Google. Em um primeiro olhar nos deparamos com um local amplo, arborizado, descolado e muito bem sinalizado.

A Nuvem Mestra foi recebida por alguns dos colaboradores mais importantes do Google, nas áreas de inovação, Gsuite, segurança, cloud, machine learning, desenvolvimento e Jamboard TV. Todos fizeram uma apresentação especial aos nossos clientes.

Perguntamos à Fran Garcia, engenheiro de soluções do Google, o que ele achava dos novos produtos que o Google lançará em breve. Ele nos disse que “O Google tem sempre em mente produtos que sejam interativos e que possam ser colaborativos, bem customizados e individualizados.” Muitos produtos estão chegando em sua fase final de lançamento e abrangem alta tecnologia, o que vai ajudar muitos alunos na interatividade  com os professores. Um dos produtos esperados, vai fazer com que os alunos melhorem muito suas atividades de leitura e memorização, por exemplo.

Outro entrevistado foi o engenheiro de segurança e Cloud do Google, Tanay Buddhdeu. Perguntamos como o Google pode ajudar as escolas a terem maior credibilidade através do quesito segurança. Ele nos disse que a confiança que os pais, educadores e o usuário em geral depositam no Google, é fundamental para a empresa Por isso eles investem muito nessa área. Nas instituições de ensino, consegue-se controlar os equipamentos e saber quem entrou e quem saiu de determinado app, que horas o aluno acessou a rede e o que ele fez durante os acessos. É um controle total que os professores e a própria escola conseguem ter. Isso traz tranquilidade não só para os professores, mas também para os pais.

Perguntamos também como as escolas podem se renovar, criar novas formas de aprendizagem e aumentar a produtividade baseada nessa estrutura que o Google fornece. E Tanay nos respondeu: “O mais importante é dar aos alunos a habilidade de pensar por si e ter criatividade de uma maneira inovadora, criando novas soluções. Dessa maneira eles podem interagir com as ideias e com os produtos que o Google desenvolve.”

Entrevistamos também o chefe mundial do Google for Education, Bram Bout, que coordena todas as ferramentas Google, desde escolas infantis até universidades. Perguntamos qual é o momento certo para uma instituição começar um trabalho de inovação usando as ferramentas Google.Ele nos respondeu que é exatamente agora. “As ferramentas são muito acessíveis financeiramente para começar a inovar e ensinar de uma maneira diferente. Existe muita coisa inovadora acontecendo na área educacional nesse momento e a tecnologia é um grande auxiliador. Há uma gama enorme de ferramentas que o Google oferece fazendo os professores trabalharem de forma diferente. Isso faz com que os alunos fiquem mais felizes com a escola.”

Tivemos contato com Jordan Stout, que trabalha na equipe das novas telas interativas, chamadas de Jamboard. Ele nos deu o exemplo sobre um professor de matemática que a usou na criação de mapas e fórmulas. Ele utilizou tudo que estava no Google Drive e jogou dentro da Jamboard. Os alunos conseguiram solucionar as equações de tudo que ele passou de forma dinâmica, rápida e inovadora, proporcionando uma aula muito mais interativa.

O surgimento de novos formatos pedagógicos, impulsionados pelo ingresso de recursos tecnológicos na área educacional, é um catalisador de diversas mudanças. A escola ultrapassa as fronteiras e vai muito além de suas salas de aula. Nesse contexto, nós da Nuvem Mestra nos sentimos orgulhosos por fazer parte desse importante processo de mudança na forma de aprendizagem. Certamente, a visita ao Googleplex foi inspiradora e transformadora!

Confira mais notícias sobre a viagem da Nuvem Mestra ao Vale do Silício, a cidade é um verdadeiro pólo tecnológico e comporta empresas e instituições de ensino como: Udemy, Edmodo, Quizlet, Stanford e École 42.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *