Blog

Edmodo, a plataforma inovadora que permite gerenciar o aprendizado

Em sua viagem internacional ao Vale do Silício, a Nuvem Mestra visitou com alguns de seus clientes, a sede do Edmodo, plataforma que gerencia o aprendizado. O avanço progressivo das novas tecnologias provocou mudanças em todos os setores e principalmente no que diz respeito ao acesso à informação que hoje é totalmente globalizada.

Professor e alunos compartilham conteúdos de forma  simultânea. Um ótimo exemplo disso é a rede social Edmodo, voltada exclusivamente para as comunidades escolares e que conta com cerca de 90 milhões de usuários.

Desenvolvido por Nic Borg e Jeff O’Hara em 2008, a sede do Edmodo fica em San Mateo, Califórnia, Estados Unidos. Conhecemos um pouco mais sobre essa plataforma para o gerenciamento de aprendizagem (Learning Management System – LMS). O Edmodo tem como objetivo conectar professores, alunos, gestores e pais em um ambiente virtual privado e seguro. A viabilização da ferramenta de tecnologia da educação foi resultado do investimento de dois grandes grupos americanos: Union Square Ventures e o Learn Capital.

No Edmodo, os professores são os gerenciadores responsáveis por adicionar os demais usuários e ministrar os conteúdos e atividades da rede. Nela é viável, dentre muitas possibilidades, ter um sistema de mensagens que permite a comunicação segura e aberta, com supervisão e controle do professor. Além disso, consegue-se criar grupos por área temática, extensíveis à comunidade, armazenar e compartilhar documentos num ambiente baseado em computação na nuvem (cloud computing). Pode-se avaliar o desempenho dos alunos a partir de quizzes, propor e corrigir trabalhos na própria rede, inserir pais na ferramenta para que eles acompanhem o desempenho dos filhos e conectar alunos e professores com outros projetos educativos de todo o mundo. Além disso, a plataforma é gratuita, livre de publicidade e possui armazenamento ilimitado.

Na apresentação organizada especialmente para os clientes da Nuvem Mestra, foi enfatizado de que o Edmodo não produz conteúdos e que a plataforma funciona como curadora. Atua em 400 mil escolas ao redor do mundo e em 192 países.

Para nós, da Nuvem Mestra, professores e alunos são aprendizes, mas sem dúvida o  professor é o grande e importante parceiro nesta caminhada de construção do conhecimento.

Confira mais notícias sobre a viagem internacional da Nuvem Mestra na visita à 42 Silicon Valley e no Lemann Center.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *