Blog

A Nuvem Mestra traz ao Brasil Esther Wojcicki, autora do livro Moonshots in Education

moonshot learning esther moonshotesther wojcicki moonshot

A Nuvem Mestra trouxe para o Brasil a autora do livro Moonshots in Education, Esther Wojcicki. A jornalista e educadora americana, capacita e empodera seus alunos, junto à tecnologia Google for Education, para ajudá-los a aprender em um ambiente colaborativo, dinâmico, com muito respeito e independência. Esther defende a metodologia Blended Learning, onde a tecnologia incorpora um importante papel no aprendizado, impulsionando o potencial de cada aluno com projetos colaborativos.

Em bate-papo com alguns de nossos clientes na sede do Google Brasil em São Paulo, a educadora conta os principais fundamentos da metodologia Moonshot. Ela explica como colocar o aluno em primeiro plano, usando a estratégia chamada TRICK (Trust, Respect, Independence, Collaboration, Kindness) que promove a confiança, o respeito, a independência, a colaboração e a gentileza em sala de aula. “Os alunos precisam de liberdade para explorar o mundo e suas paixões.” completa Esther.

Como método de avaliação, Esther trabalha com seus alunos em projetos reais, como por exemplo a execução de jornais e revistas com a turma de jornalismo, que atuam desde a curadoria de temas, na criação de textos e imagens até à captação de anunciantes para viabilizar a impressão e circulação do veículo. Para otimizar seus projetos, a educadora utiliza as ferramentas Google for Education, que permitem compartilhamento e monitoramento do trabalho em equipe, como o Google Docs e o Google Image.

Esther defende em seu livro, que estamos educando estudantes para um mundo muito diferente, logo as novas habilidades que os alunos precisam ter hoje são os chamados 4Cs – Collaboration, Creativity, Critical Thinking e Communication (Colaboração, Criatividade, Pensamento Crítico e Comunicação). Segundo a autora, o aprendizado acontece quando ele é direcionado ao seu público, quando os alunos são apaixonados pelo o que estão aprendendo, quando eles conseguem colaborar de forma construtiva e quando os projetos estão relacionados ao mundo real. Os estudantes devem estar no controle sobre o seu aprendizado.

Em sua palestra, Esther cita a famosa frase do famoso jornalista, Ben Franklin “Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.”

Veja mais sobre as tendências de ensino e aprendizado na matéria sobre a Viagem Internacional da Nuvem Mestra ao Vale do Silício aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *