Blog

Conheça a FabLearn, impulsionadora do aprendizado construcionista “maker”

 

A Nuvem Mestra e alguns de seus clientes, conheceram a rede de pesquisa colaborativa chamada FabLearn no Lemann Center, localizado na Universidade de Stanford do Vale do Silício/USA. A FabLearn engloba uma visão de aprendizagem para o século XXI. Desenvolve sites de pesquisa e dissemina recursos e informações por meio de três iniciativas principais: FabLearn Labs (anteriormente FabLab @ School), FabLearn Conferences e FabLearn Fellows. Baseia-se no trabalho do Professor da Universidade de Stanford, Paulo Blikstein e do Laboratório de Tecnologias de Aprendizagem Transformativa (TLTL), um grupo de pesquisa acadêmica dentro da Escola de Pós-Graduação em Educação de Stanford.

Ainda dissemina ideias, melhores práticas e recursos para apoiar uma comunidade internacional de educadores e pesquisadores comprometidos em integrar os princípios do aprendizado construcionista, popularmente conhecido como “maker” (realizador), à educação formal e informal do ensino fundamental.

As atividades do aprendizado construcionista, permitem que os alunos coloquem, de fato, a mão na massa e criem de acordo com seu repertório e necessidade. Além de desenvolver a criatividade e a habilidade com diversas ferramentas, no projeto Máquinas de Da Vinci, por exemplo, os alunos tiveram que recriar as máquinas de Da Vinci e sugerir mudanças. Os resultados foram apresentados em uma Maker Fair. Outro projeto muito interessante foi o Microscópio de Baixo Custo, onde os alunos criaram seus próprios aparelhos e depois ainda o levaram para casa para explorar.

Este método de aprendizagem torna o processo muito mais produtivo, pois permite que os alunos reflitam em cada etapa do projeto com o objetivo de conseguir um resultado final satisfatório. Além disso, desenvolve a capacidade de planejamento estratégico do aluno, capacitando-o para o competitivo mercado de trabalho.

Finalmente, a rede de pesquisa FabLearn tem criado programas “maker” de ponta para o Brasil, para professores e alunos. Com o objetivo de fornecer os recursos e capacitação para que as equipes se tornem engajadas neste tipo de aprendizado.

Veja mais notícias sobre a Viagem Internacional da Nuvem Mestra, na visita à Universidade de Stanford e no Lemann Center.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *