Blog

No projeto “A Tecnologia na Viagem Literária” os alunos criaram sua própria peça de teatro usando a tecnologia e ganham o terceiro lugar no concurso da Nuvem Mestra em parceria com o Google

Ao longo de oito meses, as aulas de Literatura dos alunos do 4º ano do Colégio Magno (SP), ganharam um novo projeto: A Tecnologia na Viagem Literária. Utilizando a plataforma Google For Education, implementada na escola pela Nuvem Mestra, os alunos fizeram peças de teatro representando diversas histórias.

A fim de associar capacidades como a interpretação de textos e a criatividade artística, a proposta dos educadores foi de que cada grupo de alunos elaborasse um roteiro adaptado de uma das histórias da escritora Ana Maria Machado, que traz contos de diferentes povos do mundo. Para ajudar nessa tarefa os alunos usaram Google Documentos, ferramenta que possibilita a edição por diversas pessoas simultaneamente e em tempo real.

Uma vez finalizados os ajustes o passo seguinte foi ensaiar uma peça teatral usando esse roteiro, apresentar aos demais colegas, gravar, editar e, então, postar no YouTube. Nessa etapa, além de ganharem familiaridade com a tecnologia, os alunos puderam desenvolver habilidades como a expressão corporal, memorização e oratória.

O projeto A Tecnologia na Viagem Literária, foi marcado pelo uso de diversas ferramentas tecnológicas com o objetivo de engajar todos os alunos e auxiliar no desenvolvimento das tarefas necessárias para sua conclusão.

O projeto contou com o uso do Google Classroom para organizar funções como figurinos e cenários dos grupos. Com o Google Drive, os alunos puderam compartilhar e ter livre acesso aos arquivos e com o Google Hangout se comunicaram com os grupos e trocaram informações sobre ensaios, por exemplo. Além disso, os estudantes usaram a função My Maps do Google Maps para localizar, marcar e colocar uma foto de cada livro no país correspondente de onde se origina cada história.

As professoras Luciana e Tamara contam que os resultados superaram as expectativas: elas viram seus alunos tornando-se protagonistas do próprio aprendizado, mais motivados e interessados na leitura e na escrita, por conta do engajamento que o uso da tecnologia trouxe para o projeto.

Além dos ótimos resultados pedagógicos as professoras Luciana Dragva Bergamini e Tamara Salomão Miamoto, do Colégio Magno, foram reconhecidas pela Nuvem Mestra com o 3º lugar na Categoria Professores do Concurso Boas Práticas Google for Education. Vejam outros cases que ganharam o Concurso: O projeto Enxergando o Mundo com as Mãos e o projeto RB pelo Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *