Blog

Como seria uma sala de aula global? Descubra no projeto “RB pelo Mundo”

O projeto foi o segundo lugar no concurso da Nuvem Mestra em parceria com o Google For Education

(Veja o vídeo do projeto neste link)

Imagine alunos do Brasil e da Áustria em uma mesma sala de aula. O que parecia impossível pela distância se tornou realidade no Colégio Rio Branco de Campinas (SP), o projeto “RB pelo Mundo”, promoveu a troca cultural entre crianças de diferentes continentes por meio do aplicativo Google Hangout.

Através dessa ferramenta, os alunos puderam ver, em tempo real, ver seus colegas estrangeiros e se comunicarem compartilhado experiências em temas variados, como: tarefas do cotidiano, meios de transporte, pontos turísticos, música, brincadeiras tradicionais e assuntos referentes ao ambiente escolar, devido a sua criatividade e à adoção de ferramentas digitais, em parceria com a Nuvem Mestra.
Dessa forma, o projeto pode aproximar universos diferentes, visando a construção de um novo entendimento de mundo e da diversidade com a ajuda da tecnologia. Para cumprir com esses objetivos, além do Hangout, outros recursos do Google For Education foram utilizados. Galerias de imagens foram criadas no Google Fotos, textos foram escritos usando o Google Documentos e os professores puderam acompanhar todas as etapas do projeto através do Google Classroom.
Com um uso tão rico das ferramentas, os professores Fabiene Cortijo Ramos, Renata Mack Nardy Pin Rodrigues e José Admir Moreli, do Colégio Rio Branco, foram premiados em 2º lugar na Categoria Professores do Concurso Boas Práticas Google for Education, realizado pela Nuvem Mestra.
Quando as novas tecnologias são levadas para a sala de aula com o intuito de auxiliar na aprendizagem, barreiras são quebradas e dão espaço para projetos que transformam a vida dos estudantes. O “RB pelo mundo” é um exemplo disso, pois foi capaz de extrapolar os limites da escola, ampliando os horizontes dos alunos para novas realidades, formando assim, cidadãos do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *