Blog

Por que o projeto “Enxergando o Mundo com as Mãos” ganhou o primeiro lugar no concurso da Nuvem Mestra em parceria com o Google.

Imagine levar a tecnologia para a sala de aula, com o objetivo de derrubar preconceitos e conhecer o mundo das pessoas com deficiência visual? Assim nasceu o projeto Enxergando o Mundo com as Mãos, uma iniciativa idealizada pela professora Lisandre Beatriz Galvão Paraná, do Colégio Expoente Boa Vista de Curitiba (PR).

O objetivo foi construir um projeto multidisciplinar para sensibilizar os estudantes do 4º ano e incentivá-los a colaborar com a causa, gravando um livro falado para ser doado a uma instituição que atende crianças cegas e com dificuldades visuais. Com auxílio de aplicativos e ferramentas digitais, um total de 24 livros foram gravados e disponibilizados no Youtube, para que mais pessoas com deficiência tivessem acesso ao material.

“Eu e os alunos estamos sendo beneficiados com as surpresas que temos descoberto e o preconceito que temos deixado de lado para substituir por admiração e vontade de ajudar as pessoas com deficiência visual”, avaliou a professora Lisandre.

Para a realização do projeto foram feitas discussões e visitas a instituições de apoio. Nesses casos, os alunos entraram em contato com vários aspectos do cotidiano das pessoas com deficiência visual: necessidades básicas do dia a dia, o sistema de leitura Braile e o treinamento de cães-guia.

A fim de que o projeto Enxergando o Mundo com as Mãos tivesse o êxito esperado, os estudantes recorreram a aplicativos e ferramentas digitais oferecidas pelo Google for Education e pela Nuvem Mestra, empresas parceiras do Colégio Expoente.

Com isso, além das buscas tradicionais feitas através do Google, o projeto foi desenvolvido utilizando o Google Documentos, onde a produção de texto era editada simultaneamente por vários alunos. O grupo também fez uso do Google Formulários para facilitar a realização das pesquisas, pois a ferramenta gera automaticamente gráficos de análise com base na resposta dos entrevistados.

Além disso, o Google Classroom garantiu a contribuição ativa de todos os alunos ao longo do desenvolvimento do projeto, uma vez que a professora conseguia usar a ferramenta para acompanhar o engajamento de cada um. Por fim, uma galeria de imagens foi criada no Google Fotos e os arquivos do projeto foram compartilhados no Google Drive para que todos os alunos tivessem acesso ao conteúdo desenvolvido em tempo real.

O projeto Enxergando o Mundo com as Mãos recebeu o 1º lugar na Categoria Professores do Concurso Boas Práticas, uma iniciativa da Nuvem Mestra. A premiação e apresentação dos cases de sucesso 2018 acontecerá em setembro na sede do Google do Brasil e as inscrições abrem em março. “Ficamos muito orgulhosos com os resultados, pois com a tecnologia o projeto pode colaborar na formação dos alunos e tomar proporções ainda maiores, auxiliando diversas pessoas portadoras de deficiência visual.”, diz Bruno Tomé, Sócio Diretor da Nuvem Mestra.

Conheça outros projetos que ganharam destaques no Concurso da Nuvem Mestra em parceria com o Google For Education: “RB pelo Mundo” e “A Tecnologia na Viagem Literária”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *