Blog

Escola na Suécia ajuda professores a navegar em jornada rumo a “ilha da aprendizagem”

Como dar apoio aos professores durante o período de adaptação ao uso da tecnologia em sala de aula? Uma escola na Suécia, na cidade de Malmo, a diretora da Escola Oxievång elaborou uma metáfora ao se deparar com esta questão.
Jenny Nyberg pediu ao seu quadro de professores que imaginassem o objetivo final do projeto de implantação da tecnologia como uma ilha para qual funcionários e alunos estariam nadando. Nesta imagem, todos deveriam pular na água e os melhores nadadores teriam a tarefa de ajudar aqueles com mais dificuldades a alcançar a ilha.
Assim, quando a escola adotou o G Suite for Education, os professores “que nadavam melhor” mostraram aos seus colegas como utilizar as ferramentas da plataforma a fim de aprimorar e personalizar os métodos de ensino.
“Para entusiasmar os professores com o uso das novas tecnologias é preciso dar a eles confiança para usar as novas tecnologias”, diz Nyberg. “É preciso apoiá-los. Ao se tornar mais confiante, o professor transmite essa confiança aos estudantes”.
Resultado: os alunos tornaram-se mais engajados nas disciplinas escolares à medida que os professores dominaram a tecnologia disponibilizada pelo Google para personalizar a aprendizagem.
Estudantes e professores também passaram a interagir com mais frequência, inclusive criando Hangouts para se encontrarem fora das salas de aula.
Nyberg ainda relata que os alunos passaram a usar as ferramentas do G Suite e os Chromebooks para pesquisar e saber mais sobre os assuntos das matérias que lhes causavam curiosidade.
“Professores se preocupam que os alunos saibam mais sobre tecnologia do que eles, pois os alunos são os nativos digitais, enquanto os professores são os imigrantes digitais”, conta a diretora. “Lembramos constantemente aos professores que eles podem encontrar inspiração uns nos outros e no conhecimento de seus alunos, para que todos possamos chegar juntos à ilha”.

Veja aqui um outro case de inovação em Nova York sobre o uso do Google For Education para incentivar o compartilhamento de ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *