Blog

Escolas públicas dos EUA transformaram o ensino com o auxílio do G Suite For Education

A cidade de Bloomington, localizada no estado de Indiana, nos EUA, é o lar de uma diversa comunidade de estudantes de 19 escolas públicas. A missão dos colégios públicos da cidade – em inglês, Bloomington Public Schools (BPS) – é desenvolver em todos os alunos a habilidade de prosperar em um mundo em rápida transformação, com a ajuda do G Suite for Education.
Através de modelos de aprendizagem flexíveis, ambientes ricos em tecnologia e parcerias com as comunidades locais, as BPS equiparam os estudantes com as competências adequadas às demandas do século 21 e com a paixão por aprender.
O desafio dos colégios públicos de Bloomington foi alcançar todos os estudantes através de um ambiente sustentável e interativo. As escolas também esperavam acelerar o ensino através de instruções diferenciadas e de um conjunto mais amplo de recursos de aprendizagem.
Em 2009, o G Suite For Education foi introduzido em algumas das escolas como parte de um programa piloto em que os professores eram incentivados a utilizar as ferramentas disponibilizadas pela plataforma.
Como os resultados foram positivos e o entusiasmo pelo uso dos recursos do G Suite cresceu de forma orgânica, logo as BPS reconheceram a necessidade de espalhar e implementar mais dessas ferramentas de tecnologia pelas escolas da cidade.
Após a adoção do G Suite For Education, os colégios transformaram-se rumo a ambientes interativo e em 2013 as BPS lançaram um novo plano de tecnologia com o uso dos Chromebooks. Resultado: com os ambientes interativos, os alunos de Bloomington estão colaborando mais e se tornando criadores de conteúdo.
Os professores também colheram os frutos e foram beneficiados ao oferecerem experiências de ensino mais ricas. Alguns professores, por exemplo, usaram o Google Site para criar blogs de livros onde os alunos escrevem sobre os livros que estão lendo e compartilham conteúdo em sites e até mesmo entre diferentes colégios.
Tanto a plataforma G Suite For Education quanto os Chromebooks permitiram que os professores oferecessem abordagens de ensino mais práticas e flexíveis, além de capacitar os estudantes no uso de ferramentas de aprendizagem e colaboração.
Nas palavras de Katrina Mezera, coordenadora de projetos de tecnologia da Bloomington Public Schools, “a simplicidade [do uso das plataformas] significa que estamos reestruturando o tempo dos professores para que eles possam concentrar energias nos estudantes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *